PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

COB apresenta uniformes da delegação brasileira para o Pan

16 set 2011 - 17h45
(atualizado às 19h18)
Compartilhar
Monica Garcia
Direto do Rio de Janeiro

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) apresentou hoje no Rio de Janeiro, os novos uniformes da Delegação Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Com um desfile que contou com a presença de alguns atletas, no papel de modelos, como Barbara Leôncio, do atletismo; Fabi e Sheila, do vôlei; Cesar Castro, dos saltos ornamentais; Marina Canetti, do pólo aquático; Patrícia Freitas, da vela; Rafaela Silva, do judô e Isaquias Queiroz, da canoagem. A OLK (patrocinadora do Time Brasil 2011) mostrou os uniformes de desfile, premiação, vila e pódio.

A praia de Ipanema foi a inspiração do estilista Oskar Metsavaht, da Osklen, ao criar os uniformes do desfile de abertura dos Jogos Pan-Americanos. O grafismo do calçadão e as cores da bandeira brasileira apresentarão os nossos atletas no México. O designer não estava presente, mas deixou um vídeo em que contou um pouco de onde surgiu a idéia dos uniformes.

"Desenvolver essa coleção foi muito importante. É uma oportunidade que qualquer designer gostaria de ter. A minha idéia era fazer algo que nos representasse. Algo contemporâneo. E o grafismo do calçadão de Ipanema, representa muito o novo Brasil, o moderno, o contemporâneo, o Brasil de hoje. E claro que as cores da nossa bandeira, que são cores fortes e tropicais tinham que estar presentes. E trazer tudo isso de uma forma elegante e despojado era o meu objetivo. Ipanema representa a nossa diversidade. Quando a nossa delegação estiver entrando no estádio de Guadalajara, e as câmeras estiverem olhando os nossos atletas, vejam o nosso colorido, toda a nossa exuberância, e a nossa tropicalidade. Então foi um trabalho de pensar no micro, nos detalhes. E no macro, pensando em todo o conjunto de cores e nos nossos atletas", declarou Metsavaht.

Segundo o diretor de marketing esportivo do grupo Vulcabrás, Tullio Formicola Filho, foram produzidas 66 mil peças em torno de 60 dias, e que mobilizou 1.200 funcionários. Os uniformes vestirão 800 pessoas, entre atletas, dirigentes e comissão técnica.

Para o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, os uniformes estão muito bonitos, o grafismo da praia de Ipanema nos uniformes de desfile foi um grande acerto do Oskar Metsavaht. "Todos os uniformes estão muito bonitos. Eu gostei muito da concepção dos uniformes para a cerimônia de abertura. Os uniformes de pódio têm um amarelo vivo, vibrante. Os de vila e de competição misturam as mais variadas cores da nossa bandeira, estão todos belíssimos", disse o mandatário

.Para a jogadora de vôlei Fabi, que brincou com os "colegas" de passarela, indicando os lugares e as posições de cada um, desfilar foi muito engraçado. "Não é uma coisa que estou habituada a fazer. É o terceiro desfile que eu faço, sempre me falam, desfila como atleta, e é assim que eu entro. Tinha que levar Zero de passarela. Mas eu me diverti muito, brinquei com todo mundo, e procurei me sentir a vontade com a situação", contou Fabi, às gargalhadas.

Já para César Castro, atleta dos saltos ornamentais, o desfile de hoje não foi o seu debut nas passarelas. "Eu fiquei sem graça. Não tenho intimidade nenhuma com a passarela. Embora já tenha desfilado uma vez no Brasília Fashion Week, para uma loja de artigos esportivos. Essa não é a minha praia", contou.

Atletas viram modelos com novos uniformes para o Pan:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade