PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Com gafe de organização, Poliana Okimoto é prata na maratona aquática

22 out 2011 - 14h22
(atualizado às 18h56)
Compartilhar
Renato Pazikas
Direto de Puerto Vallarta (México)

Medalhista de prata na maratona aquática dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, Poliana Okimoto repetiu o resultado em Guadalajara. Neste sábado, ela ficou na segunda posição da prova realizada em Puerto Vallarta, bem distante da argentina Cecilia Biagioli. A também brasileira Ana Marcela Cunha, que havia sido anunciada pelo locutor oficial do evento como a segunda colocada, ficou na verdade em quinto, conforme a organização corrigiria pouco depois.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

Toda a confusão foi motivada pela chegada muito apertada das atletas. Fora Biagioli, que disparou e venceu de ponta a ponta, as demais competidoras que brigavam pelo pódio completaram o trajeto de 10 km bem próximas.

As toucas verde e amarelas iguais de Okimoto e Cunha não ajudavam na diferenciação das compatriotas e confundiu a todos os presentes. Incluindo a organização da disputa, que anunciou nos alto-falantes que Ana Marcela havia ficado em segundo.

A informação foi desmentida pela própria atleta, que em entrevista logo após deixar a água lamentou o desempenho que a deixou de fora do pódio. Depois, os organizadores corrigiriam a gafe, apontando ainda a americana Christine Jennings como a ganhadora do bronze.

"Frustrada a gente sempre sai, a gente sempre quer a medalha. Nadei a prova bem, fiz um bom trabalho, mas no final fiquei para trás", afirmou a baiana Cunha, 19 anos, que no Mundial de Xangai, disputado entre julho e agosto de 2011, havia ficado com a medalha de ouro na maratona aquática de 25 km.

Tanto no Pan-Americano quanto na Olimpíada a distância é diminuída para 10 km. Nesse percurso, Ana Marcela foi quinta colocada nos Jogos de Pequim 2008, mas não obteve classificação para Londres. Em 2012, apenas Okimoto representará o País na modalidade.

Assim, a prova em Puerto Vallarta, cidade litorânea localizada a cerca de 350 km de Guadalajara, começou e terminou em polêmica. Antes, a delegação dos Estados Unidos ameaçou boicotar o evento devido à alta temperatura do mar, que na parte da tarde (horário local) chega a beirar os 31º C, próximo do limite de 32º C estabelecido pela Federação Internacional.

Na última sexta foi realizado um congresso para discutir o assunto, mas os dirigentes americanos tiveram o voto vencido. Para minimizar o problema, pelo menos a largada da prova masculina acabou antecipada das 11h30 (local, 14h30 de Brasília) para as 9h (12h de Brasília). Já a versão feminina teve o início retardado em cinco minutos, para as 9h05 (12h05 de Brasília), e portanto a chegada das mulheres não coincidiu com a dos homens.

Ao final, as atletas entraram na água com uma temperatura de 29,5º C que incomodou bastante a vice-campeã. "Eu tentava beber bastante líquido para recuperar um pouco. Estava me sentindo mole. mas uma prata é sempre muito bem vinda, estou muito feliz", disse a paulista, 28 anos, dona do sétimo lugar em Pequim 2008.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade