PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

De forma antecipada, Brasil conquista duas medalhas de ouro na vela

22 out 2011 - 19h27
(atualizado às 20h34)
Compartilhar

Renato Pazikas
Direto de Nuevo Vallarta

Os velejadores Matheus Dellagnello e Patrícia Freitas conquistaram, de forma antecipada, mais duas medalhas de ouro para o Brasil no Pan Americano de Guadalajara neste sábado. Pelo RS-X Feminino, Patrícia Freitas faturou a medalha uma rodada antes da Medal Race, que será disputada neste domingo.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

Com um desempenho impecável, a competidora venceu as duas regatas deste sábado e acabou com a chance das competidoras alcançarem pontuação suficiente para o ouro.

Competindo duas provas diariamente, desde o dia 17 de outubro - exceto na quinta-feira, quando os atletas ganharam uma folga - , a brasileira conseguiu vencer oito das dez provas disputadas.

Com as duas vitórias de hoje, Patrícia Freitas abriu vantagem sobre a mexicana Demita Vega, que teve um desempenho mais irregular, com apenas duas vitórias e alguns resultados medianos durante a competição.

Ao receber a notícia de que a medalha de ouro já estava garantida, Patrícia ficou surpresa. "É uma sensação de dever cumprido. Foi legal, até porque eu não tinha feito as contas. Não sabia que tinha ganhado", disse.

Na pontuação geral, a brasileira aparece em primeiro lugar, com apenas 10 pontos perdidos. Com apenas 21 anos, Patrícia já está se preparando para conseguir bons resultados também em Londres. "Vou comemorar agora, mas sabendo que a Olimpíada do ano que vem é o que realmente importa", falou a velejadora.

Já na classe Sunfish, Matheus Dellagnello conseguiu o ouro duas etapas antes do fim das competições. Após disputar, e vencer, a primeira etapa do dia, Matheus chegou aos 9 pontos e terminou com as chances do americano Paul Foerster, que continua em segundo lugar, com 27 pontos. Lembrando que o vencedor é aquele que marcar menos pontos durante a competição.

Ao saber da conquista, o atleta festejou muito a competição regular que conseguiu fazer. "Estou muito feliz, passei o ano inteiro me preparando para isso. Deu tudo certo desde o começo: velejei bem, o lugar cooperou e ventou todos os dias. Foi sensacional", disse.

Duas medalhas garantidas

Para as provas finais de amanhã, a delegação brasileira já tem mais duas medalhas garantidas. Na classe Hobie-16, a dupla formada por Bruno Oliveira e Bernardo Arndt já garantiram, pelo menos, a medalha de prata. Para chegarem ao ouro, os brasileiros precisam vencer e torcer para os atletas de Porto Rico chegarem, no máximo, na quarta colocação.

Outra prata que já está garantida para a vela brasileira é na classe RS-X masculino. Ricardo Santos, o Bimba, já garantiu a segunda colocação. Para ganhar o ouro, o brasileiro precisa chegar, pelo menos, na terceira colocação na última regata.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade