PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Com arbitragem confusa, Aline Ferreira perde para cubana e é prata

22 out 2011 - 22h46
(atualizado em 23/10/2011 às 01h10)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Direto de Guadalajara (México)

Em combate válido pela final da categoria até 72 kg da luta olímpica no Pan de Guadalajara, realizado no Ginásio del Code II, a brasileira Aline Ferreira encarou a cubana Lisset Echevarría e acabou derrotada, mas conquistando uma inédita prata para o País, melhor resultado na história do Pan. A controvérsia do embate veio durante o segundo round, no qual o placar mostrava empate por 1 a 1, mas desligou de repente e, ao voltar ao normal, exibia 2 a 1 para a cubana. Com mais um ponto ao final do round, Echevarría ficou com o ouro ao vencer por 3 a 1.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

O resultado foi o mais destacado da história do Brasil na modalidade, que começou a ser disputada também por mulheres no Pan de 2003. Até então, os bronzes de Rosângela Conceição (até 72 kg no Pan de 2007) e o de Joice da Silva (até 55 kg neste sábado) haviam sido os pontos mais altos nos quais as brasileiras já haviam chegado em Jogos Pan-Americanos.

Em 2007, Rosângela Conceição dividiu o bronze justamente com Lisset Echevarría. Kristie Marano (EUA) foi ouro, e Ohenewa Akuffo (Canadá) foi prata. Foi o único pódio das brasileiras em casa.

Em seu caminho até o histórico pódio deste sábado, Aline estreou derrotando a panamenha Ashley Zarate nas quartas de final. Depois, nas semis, passou pela dominicana Elsa Sanchez Sanchez. Desta forma, garantiu a inédita final das brasileiras na luta livre.

Na decisão, Aline enfrentou alguma resistência da torcida, mas imobilizou a cubana no primeiro round e deu a impressão de que poderia dominar. No entanto, Lisset Echevarría conquistou um ponto ao fim do round após protestos de seu treinador e fez 2 a 1.

No segundo round, com um duelo parelho, Aline acabou imobilizada pela rival, que acabou faturando a vitória diante da decisão dos árbitros, que agiram de maneira confusa na distribuição dos pontos. Ao fim, as lutadoras cumprimentaram os treinadores adversários, mas a brasileira deixou o tatame reclamando dos juízes.

Na categoria, as medalhas de bronze ficaram com Jaramit Weffer, da Venezuela, e com Elsa Sanchez Sanchez, da República Dominicana. A primeira, que caiu nas semifinais diante de Lisset Echevarría, não teve rivais na repescagem por se beneficiar da chave principal. Já a segunda enfrentou e venceu a panamenha Ashley Zárate, em duelo.

Antes disso, na categoria até 63 kg, o ouro ficou com a cubana Katerina Vidiaux, que deixou a americana Elena Pirozhkov com a prata. Luz Clara Vázquez, da Argentina, e Sandra Roa, da Colômbia, ficaram com as medalhas de bronze após a repescagem.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade