jogos pan americanos de Guadalajara 2011

Ranking de medalhas de ouro em Guadalajara
  • [USA] 92
  • [CUB] 58
  • [BRA] 48
  • [MEX] 42
veja o quadro completo
 
 

Esportes » Rumo a 2012 » Rumo a 2012

 Brasileiros terminam primeiro dia do boliche em 3º lugar
24 de outubro de 2011 17h21 atualizado às 19h43

Márcio Vieira, 58 anos, prefere não comemorar resultado parcial do torneio, apesar de acreditar em pódio. Foto: Wander Roberto/ COB/Divulgação

Márcio Vieira, 58 anos, prefere não comemorar resultado parcial do torneio, apesar de acreditar em pódio
Foto: Wander Roberto/ COB/Divulgação

EMANUEL COLOMBARI
Direto de Guadalajara (México)

As duplas brasileiras do boliche que disputam os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara tiveram desempenhos distintos nesta segunda-feira, primeiro dos dois dias de partidas da modalidade no Bolerama Tapatío. Enquanto Marcelo Suartz e Marcio Vieira ficaram entre os primeiros colocados na classificação masculina, Stephanie Martins e Marizete Scheer acabaram distantes das líderes entre as mulheres.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

Marcelo e Márcio terminaram o primeiro dia, com seis partidas, na terceira colocação. Os brasileiros somaram 2.456 pontos e ficaram atrás de William O'Neill e Chris Barnes, dos EUA, que lideraram com 2.607. José Lander e Amleto Monacelli, da Venezuela, somaram 2.470 pontos e detiveram a segunda colocação ao fim do primeiro dia.

Na disputa feminina, porém, Marizete e Stephanie fizeram um bom começo, mas perderam força e terminaram com 2.133 pontos. A liderança ficou com as americanas Kelly Kulick e Elizabeth Johnson, que foram a 2.586 pontos depois dos seis jogos. Marizete e Stephanie acabaram em décimo lugar.

Todas as duplas voltam a atuar nesta terça-feira, a partir das 10h (horário local, 13h de Brasília), para as seis últimas partidas das 12 da definição da medalha. Ao todo, 16 duplas masculinas e 16 duplas femininas disputaram os pódios. Nos dois outros dias - quarta e quinta -, acontecem as disputas individuais.

Na primeira das seis rodadas desta segunda-feira, Stephanie e Marizete somaram 415 pontos, com 189 pontos da primeira e 226 da segunda, e abriram a competição com um provisório terceiro lugar. O resultado, conquistado principalmente com bom desempenho de Marizete em suas últimas jogadas, colocou as brasileiras na briga pelo pódio - a liderança já era dos EUA, com 441 pontos.

Entre os homens, uma primeira rodada mais discreta. Marcio Vieira e Marcelo Suartz somaram 403 pontos e abriram a participação com um sétimo lugar. Os canadenses Arthur Oliver e Mark Buffa vinham na liderança, com 487 pontos somados.

O desempenho do Brasil, porém, caiu na segunda rodada, com a dupla feminina marcando 311 pontos e a masculina fazendo 359. Assim, Stephanie e Marizete caíram para a sétima posição (total de 726), enquanto Marcio e Marcelo (762) deixaram até mesmo de fazer parte da lista dos sete primeiros. Dominicanos (825) e americanas (846) lideravam.

A dupla masculina, porém, começou a reagir a partir daí, somando 455 pontos na terceira rodada (1.217 no total) e 418 na quarta (1.635 no total). Assim, saltaram para a terceira posição, enquanto os EUA lideravam com 1.791 pontos. No feminino, Stephanie e Marizete perderam fôlego, com 317 pontos na terceira rodada (1.043 na soma total) e 378 na quarta (1.421). De novo, ficaram fora das sete primeiras posições, e passaram já a se distanciar das medalhas. Também entre as mulheres, as americanas lideravam, com 1.751.

Na quinta rodada, a dupla masculina do Brasil continuou mostrando um desempenho forte, indo aos 2.036 pontos (401 pontos na rodada) e mantendo-se em terceiro - EUA (2191) e Venezuela (2116) já estavam à frente. Para as mulheres, porém, as chances se tornaram ainda menores, com 209 pontos de Stephanie, 171 de Marizete e 1.801 na soma das cinco partidas. Por mais uma vez, as americanas Kulick e Johnson lideraram, agora com 2.151.

Na sexta partida, por fim, os brasileiros mantiveram o bom momento e graças a três strikes de Marcelo nas três bolas do último frame, a equipe somou 420 pontos e foi a 2.456. As mulheres, por sua vez, terminaram com 2.152 pontos: Stephanie fez 158 na última partida, com 174 de Marizete, conseguindo 332 pontos a mais.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular. Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011
http://wap.terra.com.br/pan2011/
http://www.facebook.com/TerraBrasil

Terra
  1. Marcelo Suartz (foto), junto de Márcio Vieira, forma dupla brasileira que terminou em 3º na estreia do boliche no Pan

    Foto: Wander Roberto/ COB/Divulgação

  2. Nas seis partidas do dia, os brasileiros somaram 2.456 pontos, fazendo boa recuperação após início discreto

    Foto: Wander Roberto/ COB/Divulgação

  3. Márcio Vieira arremessa para ajudar o Brasil a terminar dia apenas atrás das duplas William O'Neill e Chris Barnes, dos EUA, e José Lander e Amleto Monacelli, da Venezuela

    Foto: Wander Roberto/ COB/Divulgação

  4. Dupla brasileira é marcada pela diferença de idade de 34 anos: Márcio tem 58 anos, enquanto seu parceiro tem 24

    Foto: Wander Roberto/ COB/Divulgação

  5. Na disputa feminina, Marizete Scheer (foto) e Stephanie Martins acabaram distante das líderes na estreia, em 10º lugar

    Foto: Wander Roberto/ COB/Divulgação

  6. Dupla fez um bom começo, mas perdeu força e terminou com 2.133 pontos; a liderança parcial ficou com as americanas Kelly Kulick e Elizabeth Johnson, que foram a 2.586 pontos

    Foto: Wander Roberto/ COB/Divulgação

/rumo-a-2012/pan-americano-guadalajara-2011/foto/0,,00.html