PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Argentina dá o troco, vence Brasil no handebol e leva vaga olímpica

25 out 2011 - 00h30
(atualizado às 01h51)
Compartilhar

Celso Paiva
Emanuel Colombari
Direto de Guadalajara (México)

Em Guadalajara, pela terceira edição consecutiva, Brasil e Argentina se encontraram na final masculina de handebol dos Jogos Pan-Americanos. Mas nesta segunda-feira, diferentemente do que aconteceu em 2003 e 2007, os argentinos deram o troco e venceram por 26 a 23, deixando o Brasil sem o tricampeonato e sem a vaga para a Olimpíada de Londres, dedicada apenas à equipe que faturasse o título continental.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

O principal destaque argentino no confronto foi o goleiro Carlos Schulz, que evitou uma série de ataques brasileiros - em especial, no começo do segundo tempo. Apesar derrota, o Brasil - que chegou a abrir 12 a 7 na primeira etapa - ainda tem chances de conquistar sua vaga em Londres 2012 através de um torneio pré-olímpico no ano que vem. Os argentinos, por sua vez, se garantem ao lado de Grã-Bretanha, França e Coreia do Sul.

No primeiro tempo da final desta segunda-feira, o Brasil chegou a sair na frente, mas permitiu o empate da Argentina em um tiro de sete metros: 5 a 5. Os argentinos ainda viraram para 6 a 5, mas a Seleção masculina marcou com Gustavo Cardoso, Zeba e Felipe ajudaram a reconstruir a vantagem. Zeba ainda mandou uma bola na trave do goleio Carlos Schulz, antes que Gil Pires marcasse duas vezes e colocasse 11 a 7 no placar.

Fabio Chiuffa marcou o 12º, mas a Argentina fez o oitavo, e aproveitou a suspensão de Renato Tupan para crescer: marcou por cobertura com Juan Agustín Vidal, colocando 12 a 9 no placar. Leonardo Querín fez dois, e recolocou os alvicelestes no jogo.O empate não tardou, aos 27min, já no fim do primeiro tempo, em forte arremesso de Damian Migueles. Aí, veio a virada, aos 28min, em contra-ataque de Diego Simonet: 13 a 12. De quebra, o 14º gol só não saiu porque o goleiro Maik fez uma defesa importante no tiro de Federico Pizarro.

No último lance da etapa inicial, Federico Pizarro ainda aproveitou uma falta e, de forma acrobática, fez 15 a 14. Na volta para a etapa final, a Argentina abriu três gols de vantagem, graças a um tiro de sete metros convertido por Federico Fernandez aos 2min30s. Depois, um outro forte arremate de Damian Migueles colocou 18 a 14, complicando para os brasileiros. No ataque, Thiagus arriscava, mas em todas parava no goleiro Carlos Schulz.

O Brasil só foi marcar seu 15º gol com 9min30s, mas Diego Simonet logo tratou de colocar as coisas no lugar, fazendo 20 a 15. Mas os brasileiros reagiram, e com o gol de Zeba aos 16min10s, a diferença caiu para 21 a 18. Na defesa, Maik garantia o time com grandes defesas, e Henrique Teixeira ainda fez o 19º gol brasileiro. Parecia tudo bem, mas Diego Simonet aproveitou uma bola na trave e reconstruiu a vantagem de três gols, 22 a 19.

Com 20min, Damian Migueles fez 23 a 19, e complicou de vez para o Brasil, que tinha 10 minutos para fazer quatro gols. Com 21min, Felipe Ribeiro fez o primeiro. Aos 22min, Renato Tupan fez o segundo. A reação se manteve e o País assutou a Argentina até diminuir a desvantagem para dois pontos. Contudo, em seguida, Vinícius cometeu falta e os arquirrivais marcaram por intermédio de um tiro de sete metros.

O gol argentino empolgou o elenco argentino, especialmente o goleiro Carlos Schulz. Principal personagem do jogo, o camisa 1 da equipe alviceleste segurou o resultado com defesas impressionantes. Com erros ofensivos no final, o País não teve a capacidade para evitar a derrota para os rivais.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade