PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Com quimono de Sarah, Kitadai dá ouro e recorde ao Brasil no judô

29 out 2011 - 21h11
(atualizado às 22h55)
Compartilhar

Emily Canto Nunes
Marcelo do Ó
Direto de Guadalajara

Depois de passar por um momento constrangedor no início da tarde, quando competiu com o quimono manchado, o brasileiro Felipe Kitadai se recuperou e consagrou a melhor campanha do judô do País nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Na noite deste sábado, o judoca paulistano, utilizando uma roupa emprestada por Sarah Menezes, venceu o mexicano Nabor Castillo, por ippon, em confronto válido pela categoria ligeiro, e conquistou a medalha de ouro.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

Consagrado com o melhor resultado da carreira no México, Kitadai procurou valorizar a superação do constrangimento da semifinal. O lutador evitou ao máximo tocar no assunto depois de obter a medalha de ouro. "A Sarah me emprestou", disse. "Este problema serviu para mostrar o quanto eu estava focado, que não me importou. Estava apenas focado em ganhar", completou o paulistano.

Recuperado do problema que o atingiu na semifinal, quando venceu o americano Aaron Kunihiro, Kitadai lutou tranquilo e não permitiu à torcida mexicana criar um clima hostil no ginásio. Muito concentrado, o brasileiro dominou a pegada e finalizou a luta aos 2min35, quando os juízes contabilizaram o ippon a favor do judoca paulista, sexto homem a vencer em Guadalajara.

O domínio do judô masculino no México colaborou para o País registrar a melhor participação na história dos Jogos Pan-Americanos. Os seis ouros do masculino (Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Thiago Camilo, Leandro Cunha, Luciano Corrêa e Felipe Kitadai) superaram as marcas de Indianápolis 1987 e Santo Domingo 2003 (cinco em cada).

Em Guadalajara, os brasileiros também somaram três pratas, com Rafaela Silva (até 57 kg), Rafael "Baby" Silva (mais de 100 kg) e Erika Miranda (até 52 kg), e quatro bronzes, com Maria Suelen Altheman (mais de 78 kg), Maria Portela (até 70 kg), Mayra Aguiar (até 78 kg) e Sarah Menezes (até 60kg). A única atleta que ficou sem medalhas foi Katherine Campos, que perdeu o bronze para a canadense Stefanie Tremblay na categoria até 63 kg.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade