PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Tri no Pan, Marcel Stürmer cobra COB por espaço nas Olimpíadas

2 nov 2011 - 14h40
Compartilhar

Três vezes campeão pan-americano e com 15 títulos brasileiros na carreira, Marcel Stürmer já é o principal representante da história da patinação artística brasileira e o terceiro melhor do mundo no ranking da atualidade.

Apesar do número de títulos e do reconhecimento internacional, o atleta ainda tem uma meta: disputar os Jogos Olímpicos. Em entrevista ao Terra nesta quarta-feira, Marcel falou sobre a falta de apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) à modalidade e planos para o futuro.

Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, Marcel se demonstrou chateado com o fato de a patinação artística não ser um esporte Olímpico e disse não entender como a modalidade ainda não está nos planos do COB para a Olimpíada de 2016.

"Vamos ligar pro COB e perguntar para eles. Eu gostaria muito. Por ser no Brasil, por eu ainda não ter participado. O COB poderia colocar, eles têm esse poder de escolher alguns esportes novos pelo fato de o Brasil ser o país sede. Eles estão perdendo medalha. Chega a ser triste. Eu recebo umas 30 mensagens no Twitter. Todos perguntam sobre as Olimpíadas, quando começam os treinos, e eu digo que o esporte não é olímpico", disse.

Apesar da incerteza, Marcel sonha com a possibilidade de competir no Brasil em 2016 e promete até mesmo aposentadoria caso conquiste a medalha de ouro olímpica. "Se eu subisse no pódio e visse aquela medalha no pescoço, nunca mais colocaria um patins no pé", brincou.

A falta de apoio ao esporte já fez com que o atleta cogitasse trocar de categoria e apostar na patinação no gelo, que é uma modalidade da Olimpíada de inverno.

"Eu gostaria, estou disposto. Se tiver uma proposta bacana. Eu morei nos Estados Unidos quando no começo da carreira. Nos finais de semana, eu brincava no gelo. Nunca levei a sério, mas são mesmos saltos. Seria uma questão de adaptação ao material", contou.

Enquanto os Jogos Olímpicos de 2016 ainda parecem um sonho distante, Marcel terá a oportunidade de conquistar um grande título dentro do País ainda em 2011. Assumidamente competitivo, o atleta não quis saber de descanso após o Pan-Americano e já treina para o Campeonato Mundial de Patinação, que será disputado entre os dias 14 e 27 de novembro, em Brasília.

Ciente de que a competição será difícil, o atleta apontou os principais adversários no torneio e se disse pronto para o desafio. "Tem vários bons. Itália, Espanha e Argentina. Mas vou para o campeonato fazer a minha apresentação e não a deles. Podem esperar o mesmo de qualquer competição. Vou dar o meu melhor, para o melhor resultado o possível."

Com 26 anos de idade, o patinador não sabe quanto tempo ainda vai continuar no esporte e já faz planos para o futuro, mas garante que a modalidade continuará forte mesmo sem a sua presença e até aponta um possível sucessor.

"Depois do mundial eu vou sair em turnê no sul, vou focar nisso. O Brasil tem atletas de ótimo nível. Mesmo quando eu parar, o País vai continuar forte. Tem um menino no sul, com 12 anos, Marcelo Darius. Já é campeão brasileiro da categoria. Treina com o mesmo treinador que eu treinei e lembra muitos movimentos que eu fazia naquela idade".

Patinador "alfineta" COB e pede patinação em 2016; confira:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade