Jogos Parapan-Americanos 2011
 
 

Esportes » Rumo a 2012 » Guadalajara 2011 » Guadalajara 2011

 Com mensagem de inclusão, Guadalajara abre o Parapan
13 de novembro de 2011 08h37 atualizado às 09h36

Com mais de 5 mil pessoas, estádio de atletismo recebeu a cerimônia de abertura. Foto: Getty Images

Com mais de 5 mil pessoas, estádio de atletismo recebeu a cerimônia de abertura
Foto: Getty Images

A quarta edição do Jogos Parapan-Americanos foi inaugurada ontem, na cidade de Guadalajara, em uma cerimônia com uma mensagem de inclusão e respeito às pessoas com deficiência. O estádio de atletismo foi o cenário para o espetáculo prestigiado por cerca de 5 mil pessoas, entre eles, 1.500 atletas de 24 países participantes na competição.

Antes de iniciar observou-se um minuto de silêncio em memória do ministro do governo do México, Francisco Blake Mora. Às 19h locais (22h de Brasília), o hino nacional mexicano foi tocado juntamente com o hasteamento da bandeira do México e deu lugar ao desfile de atletas e juízes, cuja alegria e entusiasmo tomou conta das arquibancadas.

O presidente dos Jogos Parapan-Americanos, Imelda Guzman, saudou os atletas para esta competição chamada de "jogos de solidariedade e esperança". Entretidos por músicas populares da música "mariachi" e danças folclóricas, 100 casais, alguns em cadeiras de rodas, deram o toque mexicano para a festa.

A tocha foi iluminada por Maria de Los Angeles Ortiz, campeã mundial paraolímpica de arremesso de peso, que recebeu a tocha de Lenia Ruvalcaba, judoca, medalha de prata nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008.

Neste domingo começa as competições em sete dos 13 esportes. Natação e ciclismo rota terá sua primeira final neste domingo, com 15 medalhas em disputa. Além da disputa na natação, tênis de cadeira de rodas e basquete, atletismo, boccia, futebol de 5, ciclismo, goalball, judô, halterofilismo, tiro com arco sentado mesa, ténis e voleibol, todas elas classificatórias para os Jogos Paraolímpicos.

Terra
  1. A 4ª edição do Jogos Parapan-Americanos foi inaugurada ontem, em Guadalajara, em uma cerimônia com uma mensagem de inclusão e respeito às pessoas com deficiência

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  2. Com um público estimado em mais de 5 mil pessoas, 1,5 mil atletas de 24 países deram início aos Jogos

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  3. O nadador Andre Brasil, campeão paraolímpico e recordista mundial em piscinas curta e longa, carregou a bandeira do Brasil

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  4. Anfitriões, os mexicanos desfilaram com muita festa em Guadalajara

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  5. A tocha foi iluminada por Maria de Los Angeles Ortiz, campeã mundial paraolímpica de arremesso de peso

    Getty Images
    Foto: Getty Images

/rumo-a-2012/pan-americano-guadalajara-2011/parapan/foto/0,,00.html