PUBLICIDADE

Atletismo

Russo tira ouro do campeão olímpico na marcha atlética no Mundial

11 ago 2013 - 11h43
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Ivanov (centro) comemorou ouro diante de sua torcida em Moscou
Ivanov (centro) comemorou ouro diante de sua torcida em Moscou
Foto: AP

Numa prova com a desclassificação de dois medalhistas olímpicos em Londres 2012, o russo Aleksandr Ivanov, 20 anos, deu a primeira medalha para a Rússia no Mundial de Atletismo, em Moscou, ao cruzar em primeiro na prova de 20 km da marcha atlética. Para subir no topo do pódio, o medalha de prata na prova de 10 km no Mundial Júnior de Barcelona, na Espanha, em 2012, precisou superar o atual campeão olímpico, o chinês Ding Chen, 21 anos.

A disputa foi acirrada e, já na metade da prova, destacavam-se nas primeiras posições Ivanov, Chen, o guatemalteco Erick Barrondo e o também chinês Zhen Wang. Este último, bronze em Londres 2012, foi o primeiro a ser desclassificado por cometer irregularidades quando liderava a prova.

Na marcha atlética, os competidores executam uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contato com o solo com, pelo menos, um dos pés. A perna que avança tem que estar reta desde o momento do primeiro contato com o solo até que se encontre em posição vertical. Caso descumpra essas regras mais de uma vez, pode ser eliminado.

Nos quilômetros finais foi a vez de Barrondo ser desclassificado. Prata em Londres 2012, o guatemalteco recebeu o terceiro cartão amarelo quando brigava pela liderança com Ivanov. Com a decisão dos juízes, Chen, que estava em terceiro, se empolgou e tentou alcançar o russo, mas não conseguiu. Sendo assim, Ivanov terminou em primeiro com o tempo de 1h20m58, sua melhor marca na carreira. O chinês foi prata com 1h21m09. E o bronze acabou nas mãos do espanhol Miguel Ángel López, com 1h21m21.

O brasileiro Caio Bonfim não completou a prova pois também foi desclassificado.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade