PUBLICIDADE

SAIBA MAIS-Seleções do pote 3 para sorteio dos grupos da Copa

3 dez 2009 - 11h54
Compartilhar

(Reuters) - Veja abaixo algumas informações sobre as seleções que estão no pote 3 para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010, que será realizado na sexta-feira na Cidade do Cabo.

ARGÉLIA

Histórico em Copas

Participações: 2

Melhor resultado: fase de grupos em 1982 e 1986

Técnico: Rabah Saadane

Estará novamente numa Copa do Mundo mais de duas décadas após ter levado seu país ao Mundial do México, em 1986. Ex-jogador da seleção, Saadane tinha interrompido sua carreira de treinador, mas aceitou o acrdo após uma vários treinadores franceses terem passado pela equipe sem muito sucesso.

Principais jogadores

Karim Ziani (VfL Wolfsburg), 27 anos, meio-campista

Nadir Belhaj (Portsmouth), 27 anos, lateral-esquerdo

Mourad Meghni (Lazio), 25 anos, atacante

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 28

Como conseguiu a vaga

Uma vitória dramática contra o Egito em território neutro foi ofuscada por vários incidentes vioLentos que causaram um estranhamento diplomático entre as duas nações. Argélia e Egito terminaram empatados no topo de seu grupo das eliminatórias nos pontos, saldo de gols e gols marcados, o que levou à disputa de um desempate.

Perspectivas

A Argélia superou todas as previsões ao se classificar para a Copa do Mundo de 2010, superando uma década de fracassos que incluíram a não classificação para as duas últimas Copas Africanas. A batalha com o Egito nas eliminatórias foi como uma verdadeira final de Copa do Mundo para eles, e a viagem para a África do Sul é uma recompensa para os jogadores.

CAMARÕES

Histórico em Copas

Participações: 5

Melhor resultado: quartas-de-final em 1990

Técnico: Paul Le Guen

Treinador campeão francês com o Olympique de Lyon, assinou um contrato de curta duração com a seleção de Camarões em julho quando a equipe estava em último lugar de seu grupo nas eliminatórias. Ele foi decisivo numa virada da equipe, que venceu quatro jogos seguidos e garantiu sua vaga na África do Sul.

Principais jogadores

Samuel Eto''o (Inter de Milão), 28 anos, atacante

Jean Makoun (Olympiqye de Lyon), 26 anos, meio-campista

Achille Webo (Mallorca), 27 anos, atacante

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 11

Como conseguiu a vaga

Com quatro vitórias consecutivas, Camarões terminou em primeiro lugar de seu grupo nas eliminatórias africanas. Marcaram apenas um ponto nos dois primeiros jogos, o que provocou duas mudanças de técnicos quase seguidas. A virada na campanha aconteceu com duas vitórias seguidas contra o vizinho Gabão em cinco dias em setembro.

Perspectivas

Camarões tem uma boa chance de melhorar as quartas-de-final alcançdas em 1990. A equipe passou por uma transição, mas agora encontrou um equilíbrio com a chegada de jovens talentos como Alexandre Song e Stephane Mbia.

COSTA DO MARFIM

Histórico em Copas

Participações: 1

Melhor resultado: fase de grupos em 2006

Técnico: Vahid Halilhodzic

Conquistou a incrível marca de nove vitórias, nove empates e apenas uma derrota desde que assumiu a seleção em maio de 2008. O bósnio Halilhodzic defendeu a Iugoslávia na Copa do Mundo de 1982 e teve uma brilhante carreira como atacante no Campeonato Francês por Nantes e Paris St. Germain.

Principais jogadores

Didier Drogba (Chelsea), 31 anos, atacante

Salomon Kalou (Chelsea), 24 anos, atacante

Yaya Toure (Barcelona), 26 anos, meio-campista

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 16

Como conseguiu a vaga

Encerrou as eliminatórias sem nenhuma derrota, passando por 12 partidas tranquilamente. A morte de ao menos 19 pessoas em um estádio em Abidjan, em março, antes de uma partida pôs uma sombra negativa na campanha da seleção.

Perspectivas

A mais forte das seleções africanas, a Costa do Marfim levará a esperança de um continente sem títulos mundiais, mas

depende fortemente de Drogba. Há vários pontos fracos em posições-chave, o que pode custar caro para o time.

GANA

Histórico em Copas

Participações: 1

Melhor resultado: oitavas-de-final em 2006

Técnico: Milan Rajevac

Era um desconhecido quando assumiu a equipe e sua contratação foi duramente criticada pela mídia ganense. É o primeiro trabalho dele como técnico fora da Sérvia, seu país de origem, no qual o treinador de 55 anos comandou o Estrela Vermelha de Belgrado.

Principais jogadores

Michael Essien (Chelsea), 26 anos, meio-campista

Sulley Muntari (Inter de Milão), 25 anos, meio-campista

Asamoah Gian (Stade Rennes), 24 anos, atacante

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 37

Como conseguiu a vaga

Gana foi a primeira seleção a garantir vaga no Mundial na eliminatória africana, ficando com o primeiro lugar do grupo com duas rodadas de antecedência. Esperava-se que o time enfrentasse uma concorrência acirrada de Mali, mas os ganenses venceram em Bamako em junho e anularam as ameaças do rival da África Ocidental para chegar ao Mundial.

Perspectivas

Uma performance confiante em sua estreia em Mundiais em 2006 sugere que Gana pode ser uma das seleções africanas com chances. A equipe depende muito de Essien, Muntari e do capitão Stephen Apiiah. A seleção de Gana também sofre para marcar gols e demonstra certa insegurança.

NIGÉRIA

Histórico em Copas

Participações: 3

Melhores resultados: segunda fase em 1994 e 1998

Técnico: Shaibu Amodu

Teve incríveis nove passagens diferentes pela seleção. Três meses antes da Copa de 2002 foi demitido após o terceiro lugar da Nigéria na Copa Africana.

Principais jogadores

John Obi Mikel (Chelsea), 22 anos, meio-campista

Taye Taiwo (Olympique Marseille), 24 anos, zagueiro

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 22

Como conseguiu a vaga

A Nigéria estava à beira da eliminação no penúltimo jogo eliminatório em outubro quando marcou um gol nos acréscimos contra Moçambique para seguir com as esperanças. Se classificaram com a surpreendente derrota da Tunísia para Moçambique.

Perspectivas

A Nigéria é o país mais populoso da África e é visto como a equipe com maiores chances de tornar-se a primeira do continente a conquistar uma Copa do Mundo. Mas o time enfrenta crise de confiança e a ausência de um jogador talentoso e criativo, vácuo criado com a aposentadoria de Jay-Jay Okocha.

CHILE

Histórico em Copas

Participações: 7

Melhores resultados: terceiro lugar em 1962

Técnico: Marcelo Bielsa

Um dos técnicos mais intrigantes do mundo, o introvertido e excêntrico Bielsa é creditado por levar um grupo de jogadores de pouco renome à Copa do Mundo.

Principais jogadores

Humberto Suazo (Monterrey), 28 anos, atacante

Arturo Vidal (Bayer Leverkusen), 22 anos, meio-campista

Matias Fernandez (Sporting Lisboa), 23 anos, meio-campista

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 17

Como conseguiu a vaga

Foi o segundo colocado na eliminatória sul-americana, um ponto atrás do Brasil. O destaque na campanha foi a vitória inédita de 1 x 0 sobre a Argentina. Duas das quatro derrotas foram diante do Brasil.

Perspectivas

Com jogadores atuando em times da segunda divisão dos campeonatos espanhol e inglês, o Chile, inicialmente, não impõe muito medo. Após vitória de 2 x 1 sobre a Eslováquia, o técnico rival comparou o estilo chileno ao Barcelona e descreveu a performance da seleção como magnífica.

PARAGUAI

Histórico em Copas

Participações: 7

Melhor resultado: segunda fase em 1986, 1998 e 2002

Técnico: Gerardo Martino

Argentino de 47 anos, o ex-meio-campista do Newell''s Old Boys assumiu a equipe em fevereiro de 2007 após conquistar o campeonato paraguaio com Libertad e Cerro Porteno. Conseguiu levar o Paraguai à liderança das eliminatórias sul-americanas durante a competição jogando num clássico 4-4-2. Após três derrotas seguidas o time perdeu a ponta, mas uma vitória em casa por 1 x 0 contra a Argentina garantiu a classificação.

Principais jogadores

Salvador Cabanas (America, Mexico), 29 anos, atacante

Paulo da Silva (Sunderland), 29 anos, defensor

Justo Villar (Real Valladolid), 32 anos, goleiro

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 30

Como conseguiu a vaga

O Paraguai era o líder das eliminatórias no final do ano passado, mas perdeu a vantagem com uma sequência de partidas ruins este ano. Uma vitória por 1 x 0 sobre a Argentina, no entanto, selou a classificação antecipada. Poderia ter superado o Brasil na liderança do torneio se não tivesse perdido em casa por 2 x 1 para a eliminada Colômbia na última rodada.

Perspectivas

Um bom sorteio pode ajudar a equipe a realizar o sonho de alcançar pela primeira vez as quartas-de-final. O time tem um bom equilíbrio entre defesa, meio-campo e ataque, além de um treinador com comprovada competência para alcançar esse objetivo.

URUGUAI

Histórico em Copas

Participações: 10

Melhores resultados: campeão em 1930 e 1950. Quarto lugar em 1954 e 1970

Técnico: Oscar Washington Tabárez.

É sua segunda passagem no comando da equipe, após dirigir o Uruguai no Mundial de 1990 na Itália, na qual a equipe foi eliminada pelos anfitriões na segunda fase.

Principais jogadores

Diego Lugano (Fenerbahçe), 29 anos, zagueiro

Nicolas Lodeiro (Nacional), 20 anos, meio-campista

Diego Fórlan (Atlético de Madri), 30 anos, atacante

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 19

Como conseguiu a vaga

Ao derrotar a Costa Rica por 2 x 1 na soma dos dois placares das partidas da repescagem, após terminar em quinto nas eliminatórias sul-americanas, quando não conseguiu derrotar a Argentina em casa, no Estádio Centenário, na última rodada da competição.

Perspectivas

É difícil enxergar o Uruguai chegando à segunda fase pela maneira que está jogando atualmente, mas Tabarez tem alguns bons jovens valores à disposição, como Lodeiro e o zagueiro Sebastián Coates, de 19 anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade