PUBLICIDADE

SAIBA MAIS-Seleções do pote 4 para sorteio dos grupos da Copa

3 dez 2009 - 11h55
Compartilhar

(Reuters) - Veja abaixo algumas informações sobre as seleções que estão no pote 4 para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010, que será realizado na sexta-feira na Cidade do Cabo.

DINAMARCA

Histórico em Copas

Participações: 3

Melhor resultado: quartas-de-final em 1998

Técnico: Morten Olsen

No comando da equipe desde 2000, Olsen fez mais de 100 partidas com a camisa da seleção dinamarquesa quando era zagueiro. Depois de pendurar as chuteiras, ele dirigiu o time dinamarquês Brondby, o alemão Colônia e o holandês Ajax.

Principais jogadores

Nicklas Bendtner (Arsenal), 21 anos, atacante

Christian Poulsen (Juventus), 29 anos, meio-campista

Daniel Agger (Liverpool), 24 anos, zagueiro

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 26

Como conseguiram a vaga

A Dinamarca terminou na primeira colocação do Grupo 1 das eliminatórias europeias com seis vitórias, três empates e uma derrota. A equipe provocou lembranças do time que venceu a Eurocopa em 1992. A campanha incluiu vitórias por 1 x 0 tanto dentro quanto fora de casa contra a arquirrival Suécia, além de um triunfo por 3 x 2 diante de Portugal.

Perspectivas

Os dinamarqueses surpreenderam com a força que mostraram nas eliminatórias, apesar de sofrerem com uma série de lesões. Eles têm poder de fogo suficiente para superar a fase de grupos.

ESLOVÁQUIA

Histórico em Copas

Participações: nenhuma como país independente (8 como parte da antiga Tchecoslováquia; vice-campeã em 1934 e 1962, quartas-de-final em 1990)

Técnico: Vladimir Weiss

Conquistou o título nacional da Eslováquia com o MFK Petrzalka em 2005. Assumiu como técnico da seleção em 2008 após um ano no russo Saturn Ramenskoye e rápida passagem pelo MFK.

Principais jogadores

Stanislav Sestak (Vfl Bochum), 26 anos, atacante

Marek Hamsik (Napoli), 22 anos, meio-campista

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 34

Como conseguiu a vaga

Garantiu uma das vagas após vitória de 1 x 0 sobre a Polônia no último jogo. Tiveram uma ótima campanha, e terminaram no topo do Grupo 3.

Perspectivas

A Eslováquia é capaz de dar trabalho às principais seleções, mas avançar no torneio pode ser tarefa difícil, especialmente com a contusão ou suspensão de alguns de seus jogadores.

ESLOVÊNIA

Histórico em Copas

Participações: 1

Melhores resultados: fase de grupos em 2002

Técnico: Matjaz Kek

Conquistou dois títulos nacionais com o Maribor como técnico. Fracassou em classificar a seleção para a Copa Europeia 2008 mas ganhou o coração dos torcedores ao levar o time à Copa do Mundo de 2010.

Principais jogadores

Milivoje Novakovic (Colôniae), 30 anos, atacante

Samir Handanovic (Udinese), 25 anos, goleiro

Zlatko Dedic (Vfl Bochum), 25 anos, atacante

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 33

Como conseguiu a vaga

Terminou em terceiro, atrás da Eslováquia em um difícil grupo três das eliminatórias europeias.

Perspectivas

A Eslovênia é um time preparado, disciplinado e bem treinado, mas há falta de talento. Terá de jogar acima de sua média para ir além da fase de grupos.

FRANÇA

Histórico em Copas

Participações: 12

Melhores resultados: campeã em 1998 e vice-campeã em 2006

Técnico: Raymond Domenech

Um zagueiro sem muita técnica com oito partidas pela seleção da França, o ex-jogador que virou treinador substituiu Jacques Santini após a frustrante campanha da França na Euro 2004. Nunca conquistou um título como técnico, mas levou a França ao vice-campeonato mundial em 2006. Enfrenta duras críticas pela campanha ruim nas eliminatórias para 2010.

Principais jogadores

Thierry Henry (Barcelona), 32 anos, atacante

Franck Ribéry (Bayern de Munique), 26 anos, meio-campista

Yoann Gourcuff (Bordeaux), 23 anos, meio-campista

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 7

Como conseguiu a vaga

A França precisou de um polêmico gol de Williams Gallas após jogada em que Thierry Henry dominou a bola com a mão para derrotar a Irlanda na repescagem. Os problemas começaram logo no início da campanha, com uma derrota por 3 x 1 para a Áustria.

Perspectivas

A péssima campanha nas eliminatórias não significca que a França está descartada para o Mundial. A equipe tem talento o bastante para intimidar qualquer adversário, desde que seus principais jogadores estejam em forma e atuem como uma verdadeira equipe, o que quase não aconteceu nas eliminatórias.

GRÉCIA

Histórico em Copas

Participações: 1

Melhor resultado: fase de grupos em 1994

Técnico: Otto Rehhagel

O alemão Rehhagel, de 71 anos, assumiu em 2001 e desde então a seleção conquistou a Euro 2004, vaga na Euro 2008 e, pela segunda vez, vaga na Copa do Mundo.

Principais jogadores

Georgios Karagounis (Panathinaikos), 32 anos, meia-atacante

Sotirios Kyrgiakos (Liverpool), 30 anos, defensor

Theofanis Gekas (Bayer Leverkusen), 29 anos, atacante.

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 14o

Como conseguiu a vaga

Venceu partida eliminatória contra a Ucrânia. Após empate sem gols em casa, os gregos conquistaram vitória histórica de 1 x 0 em Donetsk. Terminou em segundo em seu grupo, atrás da Suíça após perder os dois jogos contra os suíços.

Perspectivas

A Grécia será difícil de ser derrotada. Em um bom dia pode causar dor de cabeça, mas será uma surpresa ver a seleção passar da fase de grupos.

PORTUGAL

Histórico em Copas

Participações: 4

Melhor resultado: terceiro lugar em 1966

Técnico: Carlos Queiroz.

Demitiu-se do cargo de auxiliar-técnico do treinador do Manchester United, Alex Ferguson, em julho de 2008 para uma segunda passagem como técnico de Portugal. Anteriormente, ele não havia conseguido classificar a equipe para a Copa de 1994. As táticas e escolhas de Queiroz atraíram críticas durante o fraco início de Portugal nas eliminatórias, mas a equipe se recuperou no final para ficar com a vaga.

Principais jogadores

Cristiano Ronaldo (Real Madrid), 24 anos, atacante

Liédson (Sporting), 32 anos, atacante

Pepe (Real Madrid), 26 anos, zagueiro e meio-campista

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 5o

Como conseguiu a vaga

Uma derrota em casa para a Dinamarca e três empates em sequência deixaram Portugal com uma tarefa difícil pela frente, mas uma vitória nos instantes finais contra a Albânia foi o momento da virada para a equipe. Portugal venceu as três últimas partidas de seu grupo e garantiu vaga na repescagem, na qual se classificou após derrotar a Bósnia.

Perspectivas

Empolgada e com grande quantidade de talento, as chances de Portugal, no entanto, dependem da capacidade de Queiroz de conseguir tirar o melhor de Cristiano Ronaldo, resolver o problema da lateral-esquerda e conseguir que Liédson ajude a equipe a acabar com sua dificuldade de finalização.

SÉRVIA

Histórico em Copas

Participações: Nenhuma como país independente (9 como parte da Iugoslávia e uma como Sérvia e Montenegro)

Melhor resultado: semifinal no Chile em 1962 como parte da Iugoslávia. Como Sérvia e Montenegro, foi eliminada da Copa da Alemanha em 2006 na primeira fase com três derrotas

Técnico: Radomir Antic

Ex-defensor do Partizan Belgrado, ele também jogou por Fenerbahçe, Real Zaragoza e Luton Town. Antic foi treinador dos gigantes espanhois Real Madrid e Barcelona, mas o auge de sua carreira como técnico foi a conquista da dobradinha Campeonato Espanhol e Copa do Rei pelo Atlético de Madri em 1996. Ele rejuvenesceu a seleção sérvia após a não classificação para a Euro 2008.

Principais jogadores

Nemanja Vidic (Manchester United), 28 anos, zagueiro

Milan Jovanovic (Standard Liege), 28 anos, atacante

Nikola Zigic (Valencia), 29 anos, atacante

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 20

Como conseguiu a vaga

A Sérvia foi a primeira colocada do Grupo 7 das eliminatórias, à frente da vice-campeã de 2006 França, tendo selado sua classificação com uma rodada de antecedência após a vitória por 5 x 0 em casa sobre a Romênia. A equipe venceu uma e empatou a outra contra a França, mas somou um máximo de 12 pontos nas partidas contra Romênia e Áustria.

Perspectiva

A Sérvia deixou de ser uma seleção de estilo burocrático para jogar um futebol de mais qualidade sob o comando de Antic, mas não conseguiu sucesso contra grandes adversários. Com muitos meio-campistas habilidosos, mas sem a mesma qualidade na defesa e no ataque, os sérvios precisarão de um bom sorteio para ter uma chance real de avançar para as oitavas-de-final.

SUÍÇA

Histórico em Copas

Participações: 8

Melhores resultados: quartas-de-final em 1934, 1938 e 1954

Técnico: Ottmar Hitzfeld

Um dos treinadores mais bem-sucedidos e respeitados no comando de clubes europeus, conquistou a Liga dos Campeões tanto com o Bayern de Munique quanto com o Borussia Dortmund, além de ter levantado por sete vezes o troféu do Campeonato Alemão.

Principais jogadores

Alex Frei (FC Basel), 31 anos, atacante

Tranquillo Barnetta (Bayer Leverkusen), 24 anos, meio-campista

Diego Benaglio (Wolfsburg), 26 anos, goleiro

Posição no ranking da Fifa em novembro de 2009: 18

Como conseguiu a vaga

A África do Sul pareceu ser um sonho distante quando a Suíça sofreu uma derrota surpreendente por 2 x 1 contra Luxemburgi na segunda rodada das eliminatórias. No entanto, a equipe venceu suas cinco partidas seguintes e garantiu a classificação e a primeira posição no grupo com um empate em 0 x 0 em casa diante de Israel.

Perspectivas

A Suíça foi eliminada da Copa da Alemanha em 2006 sem sofrer um gol sequer, depois de perder para a Ucrânia nos pênaltis nas oitavas-de-final. Hitzfeld moldou a equipe num time competitivo, mas não espetacular. Uma repetição do desempenho é o resultado mais provável.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade