PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Saiba quem é a "muralha" que parou os EUA no hóquei

26 fev 2010 - 10h04
(atualizado às 10h21)
Compartilhar
Anderson Giorge
Direto de Vancouver

A artilheira da decisão do hóquei feminino foi Marie-Philip Poulin, mas foi uma goleira que saiu como a heroína da vitória canadense por 2 a 0 sobre os Estados Unidos.

Camisa 1, Shannon Szabados foi a mais festejada entre as atletas tricampeãs olímpicas ao zerar o cronômetro no terceiro período no Canada Hockey Place. A goleira tem experiência de ter jogado contra homens depois de participar de duas temporadas com a Grant MacEwan University.

Shannon, 23 anos, é uma das sete atletas da equipe canadense a ter estreado em Jogos Olímpicos. Mas a "inexperiência" não fez diferença para a goleira, vice-campeã em duas oportunidades, na decisão.

A goleira já era uma "velha conhecida" dos Estados Unidos. Em sua estreia com a camisa da seleção canadense, em 2006, ela fez 16 defesas em um histórico shootout, o equivalente aos pênaltis do futebol.

Na final do hóquei, Poulin fez ainda no primeiro período os gols da vitória canadense, mas quem segurou o ímpeto das americanas foi mesmo Shannon, especialmente no segundo tempo.

De cabelos ruivos encaracolados, Shannon levantou a torcida que lotou e pintou o ginásio de vermelho. Foram 28 defesas, e algumas delas mereceram tantos aplausos quanto os gols de Poulin.

"Foi uma grande partida. Mas elas (as colegas de equipe) deixaram o jogo muito mais fácil para mim. A nossa equipe foi inacreditável e nós batalhamos muito durante o ano para chegarmos aqui hoje (quinta-feira)", disse a camisa 1.

A atuação da goleira recebeu elogios de várias atletas, inclusive da artilheira da noite. "Ela foi incrível e manteve a calma o tempo inteiro. Ela nos deu uma energia extra", disse Poulin.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (F) - CAN 2 x 0 USA - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade