PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Almanaque tem goleiro Pelé e passa gol 10 mil de Jorginho para Dutra

18 fev 2013 - 20h52
(atualizado às 21h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Quase um ano depois de comemorar seu centenário, o Santos ganhou uma fonte para os torcedores conhecerem a fundo a história do clube. Lançado nesta segunda-feira, o Almanaque do Santos FC traz fichas e curiosidades de mais de 5.600 jogos do clube e causou mudanças nas estatísticas do alvinegro, como o responsável por marcar o 10.000º gol da equipe.

"Em 2002, comecei a organizar as informações, mas só em 2004 surgiu a ideia de fazer o almanaque. Como meus irmãos são são-paulinos, tínhamos muito material sobre o futebol em geral. Isso foi muito importante para montar as fichas e um diferencial pelas informações dos adversários", detalhou o autor Guilherme Nascimento.

As pesquisas para reunir as informações da obra publicada pela Magma Editora apontaram dados diferentes na artilharia praiana. Ao lado do responsável pelo departamento de memória santista, Guilherme Guarche, Nascimento recalculou o número de partidas e gols, fazendo com que o ex-meia Jorginho perdesse o posto de autor do gol 10 mil.

O atual técnico do Bahia foi festejado por 13 anos pelo tento marcado em janeiro de 1998, mas viu seu feito ser desbancado pelo almanaque. Agora o dono da marca e o lateral Dutra, que defendeu o Santos em 1997, 1999 e 2000. E foi em outubro de seu primeiro ano na Vila Belmiro que o jogador de 39 anos do Yokohama Marinos-JAP anotou um gol do meio de campo, ganhou placa da diretoria e agora está nas páginas da história alvinegra.

"Estabelecemos critérios e acrescentamos alguns amistosos que não constavam na história santista, a maioria do período do amadorismo, entre 1912 e 1933. Algumas partidas também foram retiradas e foram precisos seis meses confrontando as partidas para chegar ao resultado final", explicou Nascimento, sobre o trabalho em parceria com Guarche.

Outra descoberta do Almanaque do Santos FC foi um jogo-treino entre o time e a seleção de Costa do Marfim, disputado em 10 de janeiro de 1966. Diante de 20 mil pessoas que compareceram ao Estádio Houphonet-Boigny, em Abdjan, capital marfinense, Pelé iniciou a partida como goleiro santista, passou para a equipe rival e marcou um dos gols africanos na vitória alvinegra por 4 a 2.

"Eu estava fechando o livro quando o Santos me mostrou um material enviado por um sócio do clube. Encontrei informações sobre esta partida, confrontei com diversos jornais e vi que não havia erros. Por algum motivo, este jogo não aparece em biografias do Pelé. Além de toda pesquisa, também contei com a sorte", comemorou o autor.

A Magma Editora já havia publicado no passado o livro Santos FC - 100 Anos de Futebol Arte" e agora coloca o Almanaque do Santos FC, de Guilherme Nascimento, no mercado com preço sugerido de R$ 99,00.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade