PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Com mensagem de cobrança à diretoria, CT Rei Pelé é pichado

9 set 2012 - 13h40
(atualizado às 15h08)
Compartilhar

A má campanha do Santos no Campeonato Brasileiro gerou protestos da torcida na manhã deste domingo. O CT Rei Pelé, local onde o time realiza os treinos e os jogadores ficam concentrados, teve mensagens pichadas no muro, agora cobrando a direção pela fase ruim. "Cadê os R$ 40 milhões?" foi a frase escrita por torcedores alvinegros.

» Confira como está o mercado da bola no Brasil

A mensagem pichada no muro do CT faz referência a uma promessa de campanha do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, nas eleições disputadas no final de 2009. Na ocasião, ele derrotou Marcelo Teixeira, até então mandatário do Santos, assumindo o comando do clube no início de 2010.

Funcionários do Santos perceberam a frase de protesto na manhã deste domingo e, com latas de tinta, trataram de apagar rapidamente a pichação. O elenco está concentrado no CT e entra em campo logo mais, contra o São Paulo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro.

Vale lembrar que, recentemente, o Centro de Treinamentos já foi alvo de pichação, em protestos contra o meio-campista Paulo Henrique Ganso. Após a derrota para o Bahia, por 3 a 1, no dia 29 de agosto, Ganso foi alvo de uma "chuva de moedas" ao deixar o gramado da Vila e, perseguido até o CT Rei Pelé, ainda viu frases pedindo a saída dele.

O episódio envolvendo o camisa 10 gerou um enorme desconforto e aumentou ainda mais a turbulência vivida pelo atleta. Ganso está na mira justamente do São Paulo, adversário do Santos neste domingo. O Grêmio é outro time brasileiro interessado na contratação. Na Europa, a imprensa britânica aponta o Tottenham como o mais novo candidato para contar com ele. Ganso, todavia, só poderia defender o clube a partir de janeiro de 2013.

De camisa 10 ideal a meia contestado

Ganso, revelado nas categorias de base do Santos, começou no clube em 2008, junto a Neymar, a maior estrela do time na atualidade. Desde que chegou ao time profissional, a carreira de Ganso se revezou em sobes e desces. Nos primeiros anos, o jogador conquistou críticos e torcedores não apenas por ser uma das maiores promessas do futebol do Brasil, mas por ter surgido como protótipo do camisa 10 criativo e pensador, em falta nos últimos anos.

A trajetória de Ganso - que parecia traçar uma ascensão meteórica rumo ao estrelato nos principais gramados do mundo - teve, porém, um baque grande em 2010. No meio daquela temporada, o jogador sofreu grave lesão no ligamento cruzado de seu joelho.

A lesão deixou Ganso fora dos gramados por seis meses e comprometeu a sequência da carreira no Santos do jogador, que não conseguiu manter o nível de seu futebol e perdeu prestígio com a torcida.

A volta ao clube veio durante a Copa Libertadores de 2011, mas nem a conquista do título continental fez com que o meia retornasse a seus melhores dias no Santos. À sombra de Neymar, que se consolidava como grande ídolo e craque do Brasil, Ganso perdeu espaço na mídia e também na Seleção Brasileira. De camisa 10 incontestável, o jogador passou a opção para o meio-campo.

No time olímpico de Mano Menezes, que ficou com a prata na Olimpíada de Londres, o meia Oscar, do Internacional, vestiu a camisa 10 da equipe, a qual, há poucos anos, era reservada para o jogador santista.

Logo após a Olimpíada, intensificaram-se os boatos sobre uma possível saída do Santos. E o destino mais provável para Ganso se tornou o São Paulo, que quis buscar na Vila Belmiro um substituto à altura para Lucas, negociado com o Paris Saint-Germain, e fez duas propostas (ambas recusadas pelo rival). O meia tem contrato com a equipe praiana até fevereiro de 2015.

Com dois gols do atacante Wellington Nem, o Fluminense venceu, nesta quinta-feira, o Santos por 3 a 1 e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro
Com dois gols do atacante Wellington Nem, o Fluminense venceu, nesta quinta-feira, o Santos por 3 a 1 e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro
Foto: Mauro Pimentel / Terra
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade