PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Oswaldo resgata "refugos" e motiva com rotatividade europeia

30 jul 2014 - 15h17
Compartilhar
Exibir comentários
Geovane foi o principal parceiro de Neymar nas categorias de base
Geovane foi o principal parceiro de Neymar nas categorias de base
Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC

O técnico do Santos, Oswaldo de Oliveira, seguirá na Copa do Brasil a programação de ascensão de jogadores esquecidos no clube, popularmente conhecidos como "refugos". Para a partida desta quinta-feira, contra o Londrina, utilizará o zagueiro Vinícius Simon, emprestado a uma série de equipes durante a carreira e que fará a sua estreia na temporada, e deve relacionar pela primeira vez o meia Geovane, principal parceiro de Neymar nas categorias de base do clube.

"Todo mundo que tem qualidade tenho procurado utilizar, dar oportunidade e o treinamento para que apareça porque sem jogar e treinar não dá para avaliar. Sempre fiz isso em toda a minha carreira. Esses casos específicos, do Geovane e do Vinícius, são jogadores que as recomendações foram boas. São atletas de qualidade, mas que não tiveram oportunidades. Estamos insistindo com eles, que só não foram mais utilizados porque passaram por contusões no início do ano. Agora, finalmente, vão ter essa chance. O importante é que estejam motivados e preparados para a oportunidade que lhes vai ser dada", explicou o treinador.

Simon tem 27 anos e foi revelado pelo próprio Santos, em 2006. Jamais ganhou grandes sequências no clube e foi envolvido em uma série de empréstimos, o último para o Sport. No início do ano, recebeu nova proposta de empréstimo, do Goiás, mas, a pedido de Oswaldo, permaneceu. Não ganhou chances no Campeonato Paulista devido a uma séria lesão muscular.

Geovane, por sua vez, tem caso ainda mais delicado. Está no clube desde 2009, após passagem frustrada pelo Arsenal, da Inglaterra, ainda aos 15 anos. Retornou em parceria com o Grupo DIS, detentor de 40% de seus direitos econômicos, como o maior salário da base - cerca de R$ 30 mil mensais até novembro de 2014 -, mas teve destino aposto ao ex-parceiro, jamais subindo ao profissional.

Após ser incluído a grupos de jogadores que não seriam aproveitados, que trabalhavam em horários à parte, passou, nesse ano, a treinar com a equipe principal. Ainda não foi relacionado.

"Esse jogo é uma maneira que eu tenho de motivá-los. Essa questão de titularidade é relativa. Não posso dizer que Aranha e Arouca não são titulares, claro que são, mas é que o Arouca fica tão cansado que as vezes preciso colocá-lo no freezer para não perdê-lo. Ele tinha um histórico grande de lesões no Santos e esse ano ainda não se machucou. Mas depende muito deles me motivarem. Se os caras estiverem dormindo em campo, na nhaca, não vou colocá-los. Eles me motivam primeiro, é uma troca", argumentou.

Na atual temporada, o técnico reaproveitou o zagueiro David Braz, que retornava de empréstimo pouco produtivo no Vitória e não permaneceria no clube. Além disso, passou a aproveitar uma série de garotos como titulares, os principais foram os atacantes Gabriel Barbosa, artilheiro da equipe na temporada com 15 gols, e Geuvânio, em baixa, mas eleito a revelação do Campeonato Paulista.

Para a partida em Londrina, Oswaldo escalará a equipe titular com nove jogadores revelados no clube, entre eles o goleiro Vladimir, o zagueiro Paulo Ricardo, que terá a primeira chance como titular, além do trio de ataque campeão da última Copa São Paulo.

Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
Compartilhar
Publicidade
Publicidade