PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Quem decide? Rivais dependem de seus "corações" nesta semi

19 abr 2015 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

O clássico deste domingo entre Santos e São Paulo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela semifinal do Campeonato Paulista, também testa os poderes de decisão dos corações dos rivais: os meias Lucas Lima e Michel Bastos. Donos dos melhores números de cada equipe, sem eles o clássico, envolvido por tabus, não funcionaria da mesma forma. Quem decide?

Pelo Santos, Lucas Lima tem a sua primeira grande série decisiva desde a titularidade e já correspondeu. Marcou um dos gols e sofreu o pênalti convertido por Robinho na vitória por 3 a 0 diante do XV de Piracicaba, pelas quartas de final, no último domingo.

Lucas Lima é o principal motor santista e lidera, até mesmo, no quesito desarmes
Lucas Lima é o principal motor santista e lidera, até mesmo, no quesito desarmes
Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC

Apesar do foco sobre Robinho, Lucas é, de acordo com o Footstats , o responsável por fazer a equipe de Marcelo Fernandes funcinar.

É o líder em assistências - cinco, ao todo - e quem mais cria chances de gol: já foram 54 no campeonato, média de 3,6 por jogo. Além disso, desde a perda do volante Alison, se transformou no homem mais combativo santista, líder em desarmes, com 46.

O principal problema, o "pé torto", que chegava até a metade da competição a menos de 10% de acertos, já foi aperfeiçoado e hoje atinge 30% no quesito, além de um gol.

Bastos, por sua vez, virou o apoio efetivo a Paulo Henrique Ganso no meio de campo. Diante do Danubio, do Uruguai, o jogo mais decisivo para o São Paulo no ano, deu dois cruzamentos perfeitos para a virada são-paulina que manteve vivo o sonho de classificação na Copa Libertadores da América.

Bastos é o líder em assistências e o principal criador de jogadas do São Paulo
Bastos é o líder em assistências e o principal criador de jogadas do São Paulo
Foto: Rubens Schiri / São Paulo / Divulgação

O jogador vive o seu melhor momento desde a volta ao País, sob a sombra de indefinição de permanência depois do fim do ano. É o líder em assistências da equipe - quatro, ao todo - assim também como o que mais cria para finalizações: 21.

Diferente de Lucas Lima, o pé caibrado do camisa 7 é uma das principais armas. É o segundo que mais finaliza no São Paulo, mas com quase 50% de acertos nas tentativas. Alia, também, a precisão nos cruzamentos pelo início como lateral na carreira. O jogador deve variar entre as pontas, assim como fez no Uruguai.

Os dois, até agora, não brilharam diante dos rivais. Lucas Lima busca o seu primeiro gol em clássicos, enquanto Michel Bastos a partida que pode marcar a sua trajetória no São Paulo.

Veja os números dos meio-campistas rivais, segundo o Footstats:
 Lucas LimaMichel Bastos
Jogos1511
Assistências para gol54
Assistências para finalizações54 (3,6 por jogo)21 (1,9 por jogo)
Cruzamentos64 (25% de acertos)50 (32% de acertos)
Desarmes46 (3,1 por jogo)10 (0,9 por jogo)
Dribles17 (1,1 por jogo)12 (1,1 por jogo)
Faltas recebidas31 (2,1 por jogo)12 (0,2 por jogo)
Finalizações30 (30% de acertos)22 (45,5% de acertos)
Gols13
Lançamentos54 (44,4% de acertos)21 (38,1% de acertos)
Passes736 (89,5% de acertos)446 (89,9% de acertos)
Perdas de bola82 (5,5 por jogo)47 (4,3 por jogo)
Posse de bola2min13s1min41s
Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
Compartilhar
Publicidade
Publicidade