PUBLICIDADE

Terra na Copa

"Ganso não deveria estar passando por isso", diz Neymar

5 set 2012 - 14h44
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Diego Garcia
Fábio de Mello Castanho
Direto de Cotia (SP)

Melhor amigo de Paulo Henrique Ganso, que está em crise com o Santos, o atacante Neymar disse que o camisa 10 não deveria estar passando por esta situação. Com o cuidado de não tomar partido nem do amigo nem de seu clube, o atacante disse que "o assunto é chato" e pouco conversa sobre isso quando está em Santos.

"Converso pouco com ele sobre isso. Assunto chato, ninguém gostaria de estar passando. Por ele ser o jogador que é, não deveria estar passando por isso. Independente de quem esteja certou ou errado", afirmou o jogador.

Neymar está concentrado com a Seleção Brasileira para os amistosos contra África do Sul e China justamente em um CT do São Paulo, clube que já fez duas propostas por Ganso e recebeu negativas do Santos. Se depender da vontade do atacante, o amigo não vai mudar de clube. "Espero que ele resolva logo e fique na casa dele, que é o Santos", disse.

Com contrato até 2015 com o Santos, Ganso está insatisfeito com as ofertas de renovação e ajuste salarial feitas pelo clube. O meio-campista já disse que quer procurar outros ares, mas a diretoria santista faz jogo duro e diz só vai liberá-lo pelo valor da multa rescisória, de 45 milhões de euros (R$ 115 mi). No começo do próximo ano, o valor da rescisão cairá por menos da metade.

Atualmente lesionado, Ganso não tem conseguido repetir o futebol de início de carreira. Em sua última partida pelo Santos, na derrota por 3 a 1 para o Bahia na última quinta-feira, o meia foi alvo de uma chuva de moedas da torcida santista.

A má fase se reflete na Seleção Brasileira. Depois de uma Olimpíada apagada, na qual pouco saiu do banco de reservas, foi cortado do amistoso contra Suécia e ficou fora da convocação para os amistosos contra a África do Sul e China. Mano Menezes já avisou que o jogador só voltará quando estiver com os problemas extra-campo resolvidos e com o futebol de volta.

De camisa 10 ideal a meia contestado

Ganso, revelado nas categorias de base do Santos, começou no clube em 2008, junto a Neymar, a maior estrela do time na atualidade. Desde que chegou ao time profissional, a carreira de Ganso se revezou em sobes e desces. Nos primeiros anos, o jogador conquistou críticos e torcedores não apenas por ser uma das maiores promessas do futebol do Brasil, mas por ter surgido como protótipo do camisa 10 criativo e pensador, em falta nos últimos anos.

A trajetória de Ganso - que parecia traçar uma ascensão meteórica rumo ao estrelato nos principais gramados do mundo - teve, porém, um baque grande em 2010. No meio daquela temporada, o jogador sofreu grave lesão no ligamento cruzado de seu joelho.

A lesão deixou Ganso fora dos gramados por seis meses e comprometeu a sequência da carreira no Santos do jogador, que não conseguiu manter o nível de seu futebol e perdeu prestígio com a torcida.

A volta ao clube veio durante a Copa Libertadores de 2011, mas nem a conquista do título continental fez com que o meia retornasse a seus melhores dias no Santos. À sombra de Neymar, que se consolidava como grande ídolo e craque do Brasil, Ganso perdeu espaço na mídia e também na Seleção Brasileira. De camisa 10 incontestável, o jogador passou a opção para o meio-campo.

No time olímpico de Mano Menezes, que ficou com a prata na Olimpíada de Londres, o meia Oscar, do Internacional, vestiu a camisa 10 da equipe, a qual, há poucos anos, era reservada para o jogador santista.

Logo após a Olimpíada, intensificaram-se os boatos sobre uma possível saída do Santos. E o destino mais provável para Ganso se tornou o São Paulo, que quis buscar na Vila Belmiro um substituto à altura para Lucas, negociado com o Paris Saint-Germain, e fez duas propostas (ambas recusadas pelo rival). O meia tem contrato com a equipe praiana até fevereiro de 2015.

Neymar (foto) espera que Ganso continue no Santos
Neymar (foto) espera que Ganso continue no Santos
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade