PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Santos acerta "pés tortos" e espanta fantasmas pré-clássico

21 ago 2014 - 07h00
(atualizado às 07h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Santos venceu Atlético-PR mesmo sem o ídolo Robinho</p>
Santos venceu Atlético-PR mesmo sem o ídolo Robinho
Foto: Friedemann Vogel / Getty Images

O Santos espantou os próprios fantasmas ofensivos que criou na noite de quarta-feira. A vitória por 2 a 0 diante do Atlético-PR, na Vila Belmiro, foi mais do que a primeira nos últimos quatro jogos. Serviu, principalmente, para curar estigmas: o fim dos jejuns pessoais do centroavante Leandro Damião e Thiago Ribeiro, que não marcavam a dez e seis jogos, respectivamente, além da má pontaria do setor ofensivo, que havia passado em branco nas últimas três partidas.

Thiago e Damião foram reflexos da melhor atuação ofensiva do Santos no período. O time que só havia acertado um chute no gol diante de Cruzeiro e Corinthians, finalizou nove vezes corretamente contra os paranaenses.

No clássico, por exemplo, o Santos deu 11 chutes a gol. Contra o Inter, foram nove. Só diante do Atlético, o mesmo número das duas partidas: 20 finalizações, o maior volume ofensivo recente, com 45% de aproveitamento dos chutes.

"Futebol é muito cíclico e uma competição como essa tem dessas instabilidades. O Santos hoje não jogou nem melhor e nem pior do que os jogos que perdeu anteriormente, acontece que conseguimos fazer os gols. Desperdiçamos chances, mas quero lembrar que jogamos contra um adversário muito bom. De certa forma até surpeendeu, pois vinham atuando fora de casa com estratégia diferente. Aceitaram o desafio e vieram para cima, foi bonito, deu espaço para movimentação e criação de oportunidades", disse o técnico Oswaldo de Oliveira.

Oswaldo sofreu cobranças em uma das piores sequências na terceira passagem pelo clube encabeçada pela má fase do setor e desperdiçou a chance de evoluir na competição contra adversários diretos. Perdeu para Inter, Corinthians e Cruzeiro, todos acima da tabela, em confrontos que projetou utilizar para crescer com a equipe.

Para o clássico contra o São Paulo, no domingo, terá novas dores de cabeça. Primeiro, pela volta de Gabigol, artilheiro santista no ano com 15 gols, que retorna na sexta da Seleção Brasileira Sub-20, passando pelas valorizações de Thiago Ribeiro e Damião, que voltaram a marcar após longos jejuns, e a possível lesão de Robinho, que será examinado nesta quinta. Além da ascensão de Rildo, muito elogiado pelo treinador.

"Ainda não vou pensar nisso (ataque titular), vai depender dessa questão do Robinho. O Rildo também foi muito bem, então vamos aguardar e ver como o Gabriel chega", explicou.

A cura dos "pés tortos" veio na hora certa. Diante do São Paulo, a equipe fará jogo decisivo para as suas pretensões de classificação para a próxima Copa Libertadores da América. O rival está em terceiro, seis pontos a frente.

Entenda o aproveitamento ofensivo do Santos, segundo o Footstats:

20/8/2014 - Santos 2 x 0 Atlético-PR - 20 finalizações (9 certas, 45% de aproveitamento)

17/8/2014 - Cruzeiro 3 x 0 Santos - 7 finalizações (1 certa, 14% de aproveitamento)

10/8/2014 - Santos 0 x 1 Corinthians - 11 finalizações (1 certa, 9% de aproveitamento)

3/8/2014 - Internacional 1 x 0 Santos - 9 finalizações (3 certas, 33% de aproveitamento)

Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
Compartilhar
Publicidade
Publicidade