PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Santos confirma sócios fantasmas e diz que apurará culpados

23 jul 2014 - 19h45
(atualizado às 23h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Carteirinhas têm nomes de mafiosos e ex-ditador
Carteirinhas têm nomes de mafiosos e ex-ditador
Foto: Klaus Richmond / K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME

O Santos confirmou a existência de uma série de irregularidades no quadro associativo após denúncia da oposição do clube, que protocolou nesta quarta-feira, na Polícia Civil, um pedido de instauração de inquérito para apurar possível fraude eleitoral, encabeçada pela criação de sócios fantasmas com nomes pitorescos como do ex-ditador Augusto Pinochet, de Alexandre Nardoni, acusado de matar a própria filha, e do mafioso Al Capone, além de personagens como Don Corleone, do filme O Poderoso Chefão, e do ex-jogador argentino Edgar Baez, que ficou conhecido no clube pela confusão que cercou a contratação, já que foi confundido com outro jogador de mesmo nome.

"Creio que o que houve não pode ser nem chamado de denúncia, foi um mal entendido, mas já estamos apurando internamente também quem possa ter feito isso (ou do Santos ou da CSU)", afirmou Paulo Schiff, presidente do Conselho, assegurando que todos os nomes já foram bloqueados do sistema cadastral de sócios e não conseguirão votar.

O Santos diz que em reunião informal agendada pela Comissão Eleitoral em 10 de junho, na sede do próprio Conselho Deliberativo, foi explicado que uma empresa foi contratada desde fevereiro para fazer uma "verificação rigorosa do cadastro de sócios do clube" e, nesse trabalho de checagem, de cerca de 60 mil associados, "foram encontrados 49 nomes cadastrados, onde o CPF não batia com o nome", sendo chamadas de "carteiras de sócios fantasmas".

O clube alega que dos seis mil associados citados pela oposição, cerca de "cinco mil tinham erros de grafia no nome e endereço e já foram sanados", restando mil que seguem sendo investigados. A denúncia foi apresentada na sede da Terceira Via, um dos grupos oposicionistas, na tarde desta terça, em Santos. Estiveram presentes membros da Associação Santos Sempre Santos e da Resgate Santista.

De acordo com Orlando Rollo, a denúncia foi anônima e chegou a sede por meio de uma carta, com as cinco carteirinhas dos associados, além de um documento de três páginas explicando o caso. Rollo argumentou que na carta a única identificação é de que parte de um ex-funcionário da CSU, empresa gestora do programa de sócios do clube, e relata que existam, pelo menos, seis mil associados em condições irregulares. "É como se a eleição começasse seis mil a zero para a situação, pois eles teriam seis mil nomes cadastrados em condições irregulares", disse Rollo.

"O artigo nono do estatuto social diz que a proposta de admissão no quadro social pode ser feita por qualquer associado. Em tese, esses sócios foram indicados por outro sócio cadastrado. A proposta de admissão com as devidas informações é submetida à divisão de inquérito e sindicância do departamento jurídico. Caso o parecer seja pelo indeferimento, deverá ser fundamentado ao parecer do CG (Comitê de Gestão). Não basta se cadastrar no sistema, tem de passar pela aprovação do jurídico", completou.

O clima deve esquentar ainda mais nesta quinta. Em reunião do Conselho, será votada a possibilidade das eleições presidenciais em dezembro serem votadas à distância, pela internet. Os grupos oposicionistas devem protestar antes do início do encontro.

Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
Compartilhar
Publicidade
Publicidade