PUBLICIDADE

Santos encara América-MEX por quartas e fim de "estigma" de Muricy

27 abr 2011 - 07h18
Compartilhar
Diego Garcia
Direto de Santos

O Santos encara o América-MEX nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), na Vila Belmiro, para manter vivo o sonho do tricampeonato na Copa Libertadores. Com o técnico Muricy Ramalho no banco, ainda invencível no comando do time alvinegro, o clube busca acabar com o estigma ruim do treinador de sempre ser eliminado na fase de mata-mata do torneio continental.

"Cheguei à final em 2006 com o São Paulo, por pouco não ganhamos, mas é uma competição que depende de coisas que não estão no domínio de uma comissão técnica. Tem o imponderável, o erro, a arbitragem, que determina um time que não é favorito a ganhar", disse o técnico.

O comandante sucumbiu cinco vezes na etapa eliminatória da Libertadores e ainda vê a competição como seu principal obstáculo na carreira, visto que o técnico já provou que é vencedor em território nacional (possui quatro Campeonatos Brasileiros e cinco estaduais no currículo, sendo dois Pernambucanos, dois Gaúchos e um Paulista).

Muricy disputou sua primeira Libertadores em 2004, quando dirigia o São Caetano. Na época, foi eliminado nas quartas de final pelo Boca Juniors. Depois, disputou quatro edições pelo São Paulo e sucumbiu duas vezes nas quartas de final (2008 e 2009), uma nas oitavas de final (2007) e outra na decisão (2006, quando caiu frente ao Internacional).

"Não existe especialista no mata-mata. Há muito tempo ninguém dá sequência, não temos um especialista. É um torneio que não está nas mãos do técnico e exige coisas diferentes, ninguém pode apontar quem vai ganhar. Sempre existem surpresas", acrescentou.

Em 2011, Muricy ainda defendeu o time do Fluminense que estava prestes a cair na fase de grupos da competição, mas demitiu-se do cargo e viu a equipe carioca dar a volta por cima e conquistar uma classificação heroica. Em contrapartida, o treinador assumiu o Santos, comandou três vitórias seguidas e resgatou um time praticamente eliminado.

Agora, a missão do comandante é continuar invencível à frente do Santos e levar a equipe para o sonhado tricampeonato. Por isso, o técnico manda a campo o que tem de melhor contra o América-MEX: Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Danilo, Elano e Ganso; Neymar e Zé Eduardo vão a campo.

O time mexicano, por sua vez, é comandado pelo técnico Carlos Reinoso e entrará com a seguinte formação: Guillermo Ochoa, Aquibaldo Mosquera, Diego Cervantes, Juan Carlos Valenzuela e Oscar Rojas; Adolfo Rosinei, Diego Reyes, Daniel Montenegro e Pavel Pardo; Vicente Sánchez e Ángel Reyna. A partida de volta acontecerá na próxima terça-feira, em Querétaro-MEX, a 200 km da Cidade do México, já que o Estádio Azteca será usado para um show da banda U2. Quem se classificar deste duelo enfrenta nas quartas de final o vencedor de Cruzeiro e Once Caldas-COL.

Treinador santista busca título inédito na Libertadores
Treinador santista busca título inédito na Libertadores
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade