PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Sem Neymar, Bola de Ouro tem Messi, C. Ronaldo e Xavi como finalistas

5 dez 2011 - 08h23
(atualizado às 09h15)
Compartilhar

Escolhido entre os 23 melhores jogadores do mundo, Neymar não disputará a Bola de Ouro da Fifa e da France Football referente à temporada de 2011. Em cerimônia realizada em Paris nesta segunda-feira na sede da revista francesa, o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e o espanhol Xavi Hernández foram anunciados como os concorrentes ao prêmio.

» Veja lista com os 20 brasileiros mais valiosos do mercado mundial

Messi agora buscará a terceira condecoração seguida como o melhor do planeta em 9 de janeiro em Zurique, na Suíça. Ele ganhou o prêmio em 2009 e 2010. Na última vez os outros dois finalistas também eram jogadores do Barcelona: os meias Andrés Iniesta e Xavi, campeões da Copa do Mundo pela Espanha.

Embora fora da concorrência pela Bola de Ouro, Neymar pode ficar com outra conquista na festa de Zurique. O gol que ele marcou diante do Flamengo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, é um dos três que concorrem ao Prêmio Puskas, referente ao mais bonito do ano. As outras opções são o gol de Messi contra o Arsenal pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa e o do atacante inglês Wayne Rooney, do Manchester United, no clássico da cidade diante do City pelo Campeonato Inglês.

Entre as mulheres, a meia-atacante Marta acabou confirmada como candidata ao hexacampeonato da Bola de Ouro. A brasileira concorrerá com a meia japonesa Homare Sawa, campeã e artilheira do Mundial de 2011, e a atacante americana Abby Wambach, vice do mesmo torneio.

Mourinho tenta o bi entre os técnicos:

Também foram anunciados os concorrentes ao prêmio de melhor técnico de 2011. O português José Mourinho tenta reconfirmar a conquista de 2010. Ele venceu a Copa do Rei da Espanha em sua primeira temporada no Real Madrid e terá pela frente na disputa o catalão Josep Guardiola, atual campeão espanhol e europeu com o Barcelona, e o escocês Alex Ferguson, que comemorou 25 anos no comando do Manchester United com o 12º Campeonato Inglês pelo clube.

No futebol feminino, o melhor treinador segundo a Fifa e a France Football será o o japonês Norio Sasaki (campeão da Copa de 2011), a sueca Pia Sundhage (terceiro colocado da competição) ou o francês Bruno Bini (quarto). No ano passado o prêmio havia ido para a alemã Silvia Neid.

Os prêmios são definidos respeitando os votos de técnicos e capitães de seleções do mundo todo e também de jornalistas. A exceção é a eleição do gol mais bonito, escolhido em votação aberta na internet.

Neymar não é finalista da briga pelo prêmio de melhor do mundo, mas pode ter o gol mais bonito de 2011
Neymar não é finalista da briga pelo prêmio de melhor do mundo, mas pode ter o gol mais bonito de 2011
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade