PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Livre da Libertadores, Paulista abre fórmula inusitada; veja quem é quem

18 jan 2014 - 08h04
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Leandro Damião, agora no Santos, é a grande contratação do futebol paulista em 2014</p>
Leandro Damião, agora no Santos, é a grande contratação do futebol paulista em 2014
Foto: Ricardo Saibun / Gazeta Press

Sem equipes de São Paulo na Copa Libertadores, o Campeonato Paulista de 2014 promete ser atípico. O interesse pelo título cresceu entre corintianos, palmeirenses, são-paulinos e santistas, mas os investimentos são modestos. Prova de que o sonho do título continental ainda é o que realmente mexe com o mercado. 

Exceção feita ao Santos, graças a acordo com o misterioso fundo Doyen Sports que permitiu a chegada de Leandro Damião, há poucas contratações entre os grandes. Ponte Preta e Portuguesa, ambas na Série A 2013, também enxugaram os gastos. Os times menores, por sua vez, já não têm grandes estrelas. 

Nesta edição, a fórmula também recebeu modificações para que o Paulista deixasse de ter 23 datas e passasse a ter 21. Agora, os times são divididos em quatro grupos, mas só enfrentam as equipes das outras chaves. Os dois primeiros avançam às quartas de final e o último é rebaixado.  

OS SEIS PRINCIPAIS CANDIDATOS

<p>Mano e Alexandre Pato reeditam parceria da Seleção</p>
Mano e Alexandre Pato reeditam parceria da Seleção
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Corinthians

Sem uma especulada reformulação para 2014, o atual campeão Corinthians tem sua principal novidade no banco de reservas. Mano Menezes, que também levou o Paulista pelo clube em 2009, retorna para tentar fazer o que Tite já não conseguia no semestre passado: jogar bem. Os reforços corintianos são pontuais para preencher lacunas do elenco: Uendel e Fagner (laterais) e Bruno Henrique (volante). A expectativa é por mais futebol de Alexandre Pato e Renato Augusto. 

Time base: Cássio; Edenílson (Fagner), Gil, Paulo André e Fábio Santos; Guilherme e Ralf; Romarinho (Alexandre Pato), Rodriguinho (Renato Augusto) e Danilo; Guerrero. 

Lúcio tem desafio de apagar no Palmeiras fracasso com São Paulo
Lúcio tem desafio de apagar no Palmeiras fracasso com São Paulo
Foto: Miguel Schincariol / Agência Lance

Palmeiras

Enquadrado em uma rígida adequação financeira proposta pelo presidente Paulo Nobre, o Palmeiras ainda assim conseguiu reforços interessantes no mercado. Até a publicação desta matéria, são sete nomes, com destaque para o zagueiro Lúcio, o meia Marquinhos Gabriel e o atacante Diogo. Leandro, antes emprestado, foi comprado em definitivo. Gílson Kleina, de contrato novo em ano de centenário, deve ser muito mais cobrado por resultados. 

Time base: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Henrique e William Matheus (Juninho); Eguren e Wesley; Marquinhos Gabriel, Valdivia e Leandro; Alan Kardec. 

Ponte Preta

O rebaixamento para a Série B fez a Ponte Preta se adequar a nova realidade financeira. Com a redução de quase 75% do orçamento, a Ponte perdeu nomes importantes - Uendel, Baraka, Fellipe Bastos, Elias e Leonardo - e encontra dificuldades para contratar. Até o momento, o principal reforço é o atacante Silvinho, pouco aproveitado no São Paulo. Mais sete jogadores desembarcaram no Majestoso, mas o novo treinador Sidney Moraes pede mais. 

Time base: Roberto; Neílson, Diego Sacoman, César e Magal; Bruno Silva, Fernando Bob, Tchô (Alef) e Adrianinho; Silvinho e Alemão.

Portuguesa

Com seu destino indefinido para o Campeonato Brasileiro, a Portuguesa perdeu praticamente todos os titulares em relação ao ano passado e remontou o time sem investir, só na base de empréstimos. A boa notícia é a permanência do treinador Guto Ferreira, elogiado por livrar a equipe do rebaixamento. O meio-campo deve ter os volantes Diego Silva e Willian Magrão. 

Time base: Gledson; Régis, Valdomiro, Moisés Moura e Ivan; Gomes, Willian Magrão, Diego Silva e Moisés; Wanderson e Henrique. 

Santos

A era Neymar já está mesmo encerrada, e o Santos tenta iniciar mais um ciclo vitorioso. A campanha de sétimo lugar no Brasileiro superou as expectativas, mas a diretoria optou por um treinador experiente: Oswaldo de Oliveira. Ele retorna à Vila Belmiro após oito anos com jovens promissores no grupo, uma dupla de armadores talentosa, com Cícero e Montillo, e ganhou um camisa 9 de peso. Leandro Damião custou R$ 42 milhões, pagos por investidores do grupo Doyen Sports.

Time base: Aranha; Cicinho, Gustavo Henrique, Edu Dracena e Emerson Palmieri; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Leandro Damião. 

<p>Paulo Henrique Ganso lidera São Paulo com Muricy</p>
Paulo Henrique Ganso lidera São Paulo com Muricy
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
São Paulo

A exemplo do Corinthians, o São Paulo também fechou as torneiras e não tem novidades além do lateral Luís Ricardo. Principal goleador do time na última temporada, Aloísio se mandou para China e torna as coisas mais difíceis para Muricy Ramalho. A missão do treinador será recuperar bons jogadores que não foram bem no Brasileiro (como Denílson, Wellington, Jadson, Osvaldo e Luís Fabiano) e revelar jovens da base (como Ewandro e Boschilia). Rogério Ceni, que renovou, é boa notícia. 

Time base: Rogério Ceni; Luís Ricardo, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denílson, Wellington, Maicon e PH Ganso; Ademílson e Luís Fabiano. 

QUEM VEM DO INTERIOR E DA GRANDE SÃO PAULO

Quase rebaixado no ano passado, o Atlético Sorocaba traz duas ex-revelações do Corinthians, Boquita e Ewerthon, um goleiro experiente, Deola, e uma aposta ousada na frente: Lenny, ex-Fluminense

Depois de conquistar o acesso, o Audax foi comprado pelo mesmo grupo que detém o Grêmio Osasco, mas preservou o promissor técnico Fernando Diniz. Com o amarelo do Audax e o vermelho do Osasco, deve usar muitos jovens de suas bases e emprestados, como o corintiano Matheuzinho e o ex-gremista Rodrigo Sabiá, zagueiro. 

Com Wagner Lopes no comando, o Botafogo-SP contará com vários jogadores cedidos por empréstimo que são vinculados à empresa DIS, como o meia Wellington Bruno, ex-Flamengo, e Sérgio Mota, eterna promessa são-paulina. Há expectativa pelos gols do jovem atacante Mike, 20 anos, que pertence ao Internacional, e as defesas do goleiro Renan, ex-Avaí

Acostumado a projetar muitos jogadores para os times grandes e a fazer campanhas sólidas, o Bragantino tem novamente o comando de Marcelo Veiga. As principais referências são antigas, casos do meia Léo Jaime e do centroavante grandalhão Lincom. Uma possível aposta é no lateral esquerdo Denner, cedido pelo Corinthians.

Na volta à Série A-1, o Comercial fará o grande clássico Come-Fogo na elite e, possivelmente, com jogadores experientes no grupo. O linha dura Toninho Cecílio, que já levou o Prudente à semifinal, tenta levar o time adiante com o goleiro Júlio Sérgio, ex-Roma-ITA, e o meia Roger Guerreiro, ex-Corinthians. 

Tradicional frequentador da elite, o Ituano não tem feitos boas campanhas nos últimos anos, mas agora espera um Paulista com melhor desempenho. Com o presidente Juninho Paulista e o treinador Doriva, o investimento tem sido em estrutura. O jogador mais famoso da equipe é o meia Marcinho, ex-Corinthians e Palmeiras, prestes a completar 33 anos. O time fez boa pré-temporada.

Com elenco bastante modesto, o Linense espera repetir suas campanhas dos últimos anos, sempre seguras. Em 2013º, por exemplo, acabou em nono. O treinador será o ex-zagueiro Bruno Quadros, que atuou pelo clube, e a principal aposta é no atacante Rodrigo Tiuí, com passagem pelo Santos e revelado no Flu. 

O Mogi Mirim tem sido a equipe mais consistente do interior nos últimos anos do Paulista. Semifinalista na temporada passada, espera novamente projetar jogadores para outros clubes. As atenções, porém, estarão voltadas para nomes experientes. Fernando Baiano chega após muitos gols pelo São Bernardo e Rivaldo, quando refeito de lesão, devem jogar. O filho Rivaldinho, de 18 anos, também está no grupo de Aílton Silva.

Com o experiente Ademir Fonseca no comando, o Oeste de Itápolis terá uma série de jogadores com passagem pelo Palmeiras para tentar boa campanha. Os jovens Bruno Dybal, Diego Souza e João Denoni jogam por empréstimo, e ainda há o experiente lateral e meia Fernandinho. O goleiro será Fernando Leal, destaque em edições anteriores do Paulista. 

Com categoria de base forte, o Paulista de Jundiaí terá mais uma vez o comando do treinador Giba. A aposta na frente será nos gols do centroavante Carlão, revelação do clube, e possivelmente municiado por Dinélson, ex-Corinthians. Uma campanha segura já será suficiente.

Principal surpresa na edição passada, a Penapolense novamente vai mesclar jogadores experientes com apostas da base dos clubes grandes. O goleiro Marcelo, os volantes Fernando e Liel e o meia Guaru, destaques em 2013, seguem no time. São os casos do zagueiro Gualberto (ex-Palmeiras), dos atacantes Dimba e Tiago Alves (ambos ex-Santos) e ainda o centroavante Douglas Tanque (ex-Corinthians). O treinador é Narciso.  

Vice-campeão da última Série A-2, o Rio Claro tem um dos elencos mais modestos da competição e se dará por satisfeito com a permanência com o treinador Antonio Carlos Buião. Há dois experientes no grupo que chamam a atenção: o atacante Alex Afonso, com passagem pelo Palmeiras, e o zagueiro Alex Bruno, campeão da Libertadores no São Paulo. Olho no meia Ramos, promessa palmeirense.

O São Bernardo tentará emplacar mais uma temporada na elite estadual com uma equipe modesta, mas de entrosamento que já vem de 2013. O goleiro Wilson Júnior está entre os mais experientes e o apoio do lateral Eduardo, ex-Palmeiras, deve ser um ponto forte. O forte volante Marino, ex-Atlético-GO, é destaque do treinador Edson Boaro.  

Comandante da Penapolense em 2013, o treinador experiente Edson Só está à frente do XV de Piracicaba que estreia diante do Santos. Entre os nomes mais conhecidos, o volante Alan Bahia e o goleiro Márcio, aquele mesmo ex-São Paulo. A parceria entre o meia Danilo Sacramento e o atacante Pipico causa expectativa. 

NA SÉRIE A-2

Guarani

Em política pés no chão para não correr o risco de atrasar os salários por mais um ano, o presidente Álvaro Negrão apostou na contratação do supervisor de futebol Luiz Simplício, ex-Mogi Mirim. Para atrair a torcida, ídolos recentes retornaram, como o goleiro Douglas e o atacante Fabinho. Os objetivos para 2014 são acesso no Paulista e no Brasileiro. 

Time base: Douglas; Alex Travassos, Jorge Luiz, Gustavo Bastos e Jefferson; Diego Souza, Eduardo Eré, Ricardo Oliveira (Caio Tavera) e Fumagalli; Fabinho e Giba.

Colaborou: André Esmeriz

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade