publicidade
19 de setembro de 2012 • 12h05

Após 3 vexames, São Paulo contrata novo Lucas e mais 13 para base

Ex-Desportivo Brasil, Lucas Evangelista já jogou no São Paulo até a categoria Sub-15
Foto: Roberto Vazquez / Futura Press
 
Dassler Marques
Direto de São Paulo

Ex-Desportivo Brasil, Lucas Evangelista, 17 anos, é o principal reforço de uma leva de 14 contratações que o São Paulo formalizou nos últimos dias para suas categorias de base. Motivada por fracassos na Copa São Paulo e na Taça Belo Horizonte (caiu em ambas na 1ª fase) e no Paulista Sub-17 (na 2ª fase), a direção são-paulina buscou novidades: todos chegam para as categorias Sub-20 e Sub-17 e têm idade para atuar na próxima edição da Copa São Paulo, em 2013.

Evangelista, o novo Lucas, já jogou no próprio São Paulo até a categoria Sub-15, mas recebeu oferta vantajosa e, na época, assinou com o Desportivo Brasil. Ele retorna a Cotia, onde fica a base são-paulina, com contrato de empréstimo até junho de 2014. Volante e meia canhoto, ele já fez estágios no Manchester United e chega com mais dois jogadores do mesmo time. Diego Carlos, zagueiro, e Daniel Chula, volante e lateral, também foram cedidos pelo clube da Traffic.

"Eles pagaram uma quantia simbólica pelos três, têm a opção de compra no fim do vínculo e o Desportivo, de qualquer forma, ficará com uma porcentagem de uma segunda venda", disse o vice-presidente do Desportivo, Rodolfo Canavesi.

Do Guarani, o São Paulo também formalizou as contratações de Adelino, atacante que assina até 2017, e do volante Eduardo, emprestado. Os dois foram destaques do clube campineiro na última Taça BH ao lado de Tiago Moura e Victor Juffo, que atuavam pelo Rio Branco, do Espírito Santo, e brilharam em vitória diante dos próprios são-paulinos.

A lista ainda tem o volante Robertinho, caçula da relação e que defendia o Santos até o primeiro semestre. Volante, ele foi campeão brasileiro Sub-15 com a camisa alvinegra em 2011. O grande astro dessa geração, Gabriel Barbosa, também conhecido como Gabigol, ainda não assinou contrato profissional com os santistas e, empresariado por Wagner Ribeiro, pode fechar com o São Paulo.

A decisão de contratar 14 jogadores praticamente de uma vez representa mudança de paradigma da administração da base são-paulina, que sempre se orgulhou de formar os atletas desde os 14 anos e evitou investimentos em contratações junto a outros clubes. Pesou, além dos fracassos nas competições recentes, o fato de os profissionais já terem incorporado Ademílson, João Schmidt, Rodrigo Caio, Luiz Eduardo, Henrique Miranda e Lucas Farias, todos com idade para a próxima Copa São Paulo, além de Lucas Piazon, vendido ao Chelsea.

Confira o nome, posição, clube de origem e ano de nascimento dos reforços

Daniel Chula - volante e lateral-direito - ex-Desportivo Brasil - 1993
Lucas Evangelista - volante e meia - ex-Desportivo Brasil - 1995
Diego Carlos - zagueiro - ex-Desportivo Brasil - 1993
Adelino - atacante - ex-Guarani - 1994
Eduardo - volante - ex-Guarani - 1995
Guilherme Almeida - zagueiro - ex-Palmeiras - 1993
Bismarck - meio-campo - ex-Icasa - 1993
Gustavo Nunes - goleiro - ex-Bahia - 1994
Joelton - meia - ex-Bahia - 1993
Andinho - atacante - ex-Villa Nova-MG - 1994
Victor Juffo - meia - ex-Rio Branco-ES - 1993
Tiago Moura - atacante - ex-Rio Branco-ES - 1993
Uira de Oliveira - zagueiro - ex-Madureira - 1993
Robertinho - volante - ex-Santos - 1996

Terra