1 evento ao vivo

Caxias vai oferecer denúncia contra Inter por escalação de Oscar

9 mai 2012
13h03
atualizado às 13h31
Cristiano Silva
Direto de Porto Alegre

A direção do Caxias decidiu denunciar o Internacional por escalar de maneira irregular o meia Oscar, na primeira partida da final do Campeonato Gaúcho, realizado no último domingo no Estádio Centenário. Nesta oportunidade o meia marcou o gol do time colorado e a partida acabou empatada por 1 a 1.

» Veja opções de jogadores para o seu time repatriar no Brasileiro
» Confira como está o mercado da bola no futebol brasileiro

"A Federação Gaúcha de Futebol, baseado no BID da CBF e no registro da própria CBF deu condições para que o Inter escalasse o meia Oscar. O jogador tinha condições de atuar contra o Caxias. Agora a denuncia vai para o TJD e teremos que esperar o que será decidido", disse Luiz Fernando Costa, diretor jurídico da Federação Gaúcha de Futebol.

Do lado colorado, o departamento jurídico do Internacional aguarda o Caxias formalizar a denuncia no Tribunal da Federação para elaborar a defesa. "O Inter está tranquilo, tem o parecer da Federação dando condições para escalar o Oscar e agora vamos aguardar a denuncia do Caxias para elaborar a estratégia de defesa", confirmou um dos representantes do departamento jurídico do clube.

Confira na íntegra a nota divulgada pelo Caxias:

A S.E.R. Caxias informa que, após reunião entre Direção, Presidência do Conselho Deliberativo e Conselheiros (Notáveis), na manhã desta quarta-feira, decidiu denunciar a escalação irregular do atleta Oscar dos Santos Emboaba Júnior, junto a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva.

O atleta atuou na partida do último domingo, entre S.E.R. Caxias X Internacional, válida pela final do Gauchão 2012.Os advogados Dr. Cláudio Silveira Batista e Dr. Celso Rodriguez defenderão a S.E.R. Caxias nessa questão.

Entenda o caso

Oscar entrou na Justiça contra o São Paulo no final de 2009, alegando atraso de vencimentos e que também teria sido coagido a emancipar-se e assinar um contrato aos 16 anos, quando ainda era menor de idade. Assim, a renovação do vínculo foi desfeita por decisão da juíza Eumara Nogueira Borges Lyra Pimenta, da 40ª Vara do Trabalho de São Paulo, em 14 de junho de 2010, e Oscar pôde transferir-se à equipe colorada.

A Justiça ainda negaria uma liminar do São Paulo no mês de setembro de 2010, mas o clube apelou. O clube paulista só conseguiu uma vitória contundente em 21 de março de 2012, quando decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do juiz relator Nelson Bueno de Prado, determinou que o contrato do jogador com o clube paulista fosse restabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

No mesmo dia a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) notificou o Internacional de que não poderia contar com Oscar tanto na disputa da Copa Libertadores quando no Campeonato Gaúcho. Ele segue sem atuar profissionalmente desde então. Ainda que a Justiça Trabalhista determine que o meia volte ao São Paulo, Oscar segue treinando em Porto Alegre.

Em meio ao impasse, o Internacional buscou resolver o caso diretamente com o São Paulo. O clube gaúcho se reuniu com dirigentes paulistas e fez uma proposta pelo meia com valores pouco superiores a R$ 7 milhões, mas o clube do Morumbi recusou a oferta, avisando que aceita somente R$ 17 milhões e que pretendia contar com o atleta.

Após dias de dúvida, o TST concedeu no dia 26 de abril um habeas corpus em favor do meia para que ele possa trabalhar onde bem entender enquanto o caso não é julgado de forma definitiva. Com isso, o jogador espera para recuperar sua posição de titular na equipe colorada.

Oscar, que pelo Internacional conquistou o título da Copa Libertadores da América de 2010 e a Recopa em 2011, está entre os 52 jogadores convocados por Mano Menezes para a disputa da Olimpíada de Londres com a Seleção Brasileira.

Campeonato Paulista - Série A2
O Terra, maior empresa de Internet da América Latina, exibe ao vivo os jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, uma das mais respeitadas e tradicionais competições do País. As partidas são narradas por Marcelo do Ó e comentadas por Ary Pereira Junior e Bruno Prado. Os internautas podem conferir tabelas, classificação e notícias do torneio, além de participar das transmissões por meio de comentários e mensagens via redes sociais.

Oscar marcou o gol do Internacional no empate com o Caxias na primeira final do Gaúcho
Oscar marcou o gol do Internacional no empate com o Caxias na primeira final do Gaúcho
Foto: Alexandre Lopes / Divulgação
Fonte: Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra
publicidade