PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Ceni marca, São Paulo bate Portuguesa e encerra jejum em clássicos

13 fev 2011 - 18h53
(atualizado às 19h40)
Compartilhar

Com grande atuação de Dagoberto, o São Paulo derrotou a Portuguesa no Canindé disputado neste domingo por 3 a 2. Com gols de Fernandinho, Rogério Ceni e Rhodolfo, a equipe paulista encerrou um jejum de nove jogos. A última vitória são-paulina em clássico no Campeonato Paulista havia ocorrido em 28 de março de 2009, um triunfo sobre o Palmeiras por 1 a 0.

O jogo também marcou o 98º gol (segundo o clube) de Rogério Ceni em sua carreira. O goleiro cobrou falta com precisão no primeiro tempo, conseguindo o segundo tento do time tricolor.

O São Paulo teve no Canindé a estreia do zagueiro Rhodolfo, contratado junto ao Atlético-PR. Ele compôs o trio de zagueiros com Miranda e Alex Silva, este último que se recuperou de lesão.

Outro retorno foi o de Dagoberto, em seu primeiro jogo desde que se desentendeu com Paulo César Carpegiani - ficou fora do confronto com o Botafogo por dores no joelho. Em campo, o atacante deu duas assistências, sofreu a falta do gol de Ceni e criou boas oportundades.

A Portuguesa também usou o clássico para estrear um reforço. O atacante Jael, que deixou o Bahia após agredir um dirigente, formou o ataque com Kempes. Já Marco Antônio, meio-campista revelado pelo São Paulo, fez seu primeiro jogo na temporada, depois de contusão.

O jogo

A partida começou equilibrada, com o São Paulo conseguindo a primeira boa oportunidade. Aos 6min, Fernandinho bateu forte e, após boa defesa de Weverton, chutou para fora no rebote. Dois minutos depois, o goleiro evitou o gol visitante ao espalmar cobrança de falta de Jean.

O São Paulo apostava em chutes de onde fosse possível para testar a defesa da casa. Já a Portuguesa optava por tocar a bola até criar jogadas, mas sem passar pela marcação adversária. Com o decorrer dos minutos, o time anfitrião passou a cometer faltas duras. Em lance normal, Domingos e Dagoberto bateram cabeças, e o atacante precisou aplicar um curativo.

A Portuguesa conseguiu sua primeira oportunidade real em chute de Jael, aos 20min, que obrigou Rogério Ceni a espalmar para escanteio. A equipe da casa baseava suas jogadas no lado esquerdo, setor em que o São Paulo não se encontrava. Jean e Rhodolfo se revezavam na marcação do local, mas deixando espaços.

Aos 29min, o placar foi enfim alterado. Dagoberto fez boa jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Fernandinho que, pela direita, empurrou para o gol da Portuguesa. Depois de ser vazada, a equipe da casa saiu em busca do empate. Aos 36min, Marcelo Cordeiro teve chance em novo ataque pela esquerda, mas a finalização foi para fora.

Se a Portuguesa não conseguia descontar, o São Paulo fez seu segundo gol. Dagoberto foi derrubado por Domingos na entrada da área e, aos 39, Rogério Ceni cobrou falta na medida, acertando o ângulo. Este foi o terceiro tento do goleiro no Paulista e seu 98º na carreira.

Segundo tempo

A Portuguesa voltou do intervalo com Hérverton e Fabrício, que substituíram Jael e Ivo. Como fôlego novo, a equipe da casa iniciou a etapa complementar apertando o adversário. Ainda sim, o São Paulo teve boa oportunidade aos 3min, quando o até então apagado Rivaldo driblou a marcação e chutou forte para a defesa de Weverton.

A pressão rubro-verde resultou em gol. Fabrício invadiu a área pela direita e foi derrubado por Alex Silva. Héverton foi para a cobrança e superou Ceni. A Portuguesa seguiu com o controle do jogo, e ainda contou com a entrada de Luís Ricardo para reforçar o ataque.

Buscando equilibrar o jogo, Carpegiani sacou o exausto Rivaldo para lançar Marlos. E aos 23min, o São Paulo perdeu chance incrível. Juan fez boa jogada e rolou para Fernandinho, livre de marcação e em frente ao gol, acertar o travessão.

Mas a bola entrou sete minutos depois. Dagoberto cobrou falta da intermediária e o Rhodolfo surgiu por trás da marcação da Portuguesa para desviar ao gol. O tento diminuiu o ímpeto da equipe da casa, que passou a trocar passes.

A equipe da casa voltou a atacar e, aos 41min, descontou. Héverton completou cruzamento de Luís Ricado e marcou, contando com falha da defesa são-paulina. Três minutos depois, a Portuguesa só não empatou em cobrança de falta de Marco Antônio porque Rogério Ceni fez grande defesa.

Portuguesa 2 x 3 São Paulo

Gols

Portuguesa:
Héverton, aos 12min e aos 41min do segundo tempo
São Paulo:
Fernandinho, aos 29min, Rogério Ceni, aos 39min do primeiro tempo, e Rhodolfo, aos 29min do segundo tempo

Portuguesa: Weverton; Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Marcelo Cordeiro; Ademir Sopa, Ferdinando, Marco Antônio e Ivo (Fabrício); Jael (Héverton) e Kempes (Luís Ricardo). Técnico: Sérgio Guedes

São Paulo: Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva e Miranda; Jean, Rodrigo Souto, Carlinhos, Rivaldo (Marlos) e Juan; Dagoberto (Fernandão) e Fernandinho (Marcelinho Paraíba). Técnico: Paulo César Carpegiani

Cartões amarelos
Portuguesa: Domingos, Jael e Kempes
São Paulo: Juan e Carlinhos Paraíba

Árbitro
Flávio Rodrigues Guerra

Renda e público
10.828 pagantes

Local
Canindé, em São Paulo (SP)

São Paulo vence a Portuguesa no Canindé:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade