PUBLICIDADE

Libertadores

Com incertezas e boa fase, São Paulo inicia luta por Libertadores

23 jan 2013 - 07h23
(atualizado às 07h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O São Paulo terminou 2012 em alta. Foi o campeão do returno do Campeonato Brasileiro, da Copa Sul-Americana e ainda confirmou o retorno à Copa Libertadores, mas com um porém. Pelo caminho para acessar a fase de grupos da competição, na noite desta quarta-feira, recebe o Bolívar-BOL, no Morumbi. Hora de os são-paulinos deixarem incertezas para trás.

Sem Lucas, Ney Franco tem tido incertezas na hora de escalar o time
Sem Lucas, Ney Franco tem tido incertezas na hora de escalar o time
Foto: Fernando Borges / Terra

» Confira 40 momentos marcantes do quarentão Rogério Ceni

Grande nome da equipe no fim do ano passado, Lucas partiu ao Paris Saint-Germain e, apesar dos quase R$ 100 milhões que deixou em caixa para o São Paulo, não tem substituto. O treinador Ney Franco já tentou de tudo e, para enfrentar a equipe boliviana nesta quarta, tentará mais uma estratégia diferente. Sacou Paulo Henrique Ganso do time e vai com Aloísio para o jogo.

“Não é um teste. É um jogador que, tenho certeza, fará bem a função por sua característica”, disse Ney Franco, na terça, com aparente convicção. Entretanto, o que ele não consegue ter desde que Lucas partiu é exatamente uma certeza. Iniciou a pré-temporada com o meio em losango, chegou a testar o 3-5-2 e depois colocou Jadson na ponta direita, de volta ao 4-2-3-1. Nada funcionou como em 2012.

A aposta será em um jogador capaz de suprir três características em especial que Lucas oferecia. Velocidade pelos lados, inclusive para dar profundidade ao ataque, e ainda possibilidade maior de fazer gols e também de marcar o lateral adversário. Os dois últimos pontos, em especial, carências de Paulo Henrique Ganso, ainda sem condições físicas ideais, e que Aloísio tentará oferecer.

Contratado junto ao Figueirense, clube pelo qual anotou 29 gols em 2012, Aloísio passou anteriormente pela base do Grêmio e chegou sem custos ao São Paulo, mas tem os direitos econômicos presos ao empresário Eduardo Uram. Ney Franco queria Montillo ou Vargas para o lugar de Lucas, mas eles não acertaram. Ainda poderia usar Wallyson ou Negueba, contratados - mas ambos se lesionaram.

Ainda com o entusiasmo de Rogério Ceni, que completou 40 anos na terça-feira, e de Luís Fabiano, convocado por Luiz Felipe Scolari para servir a Seleção Brasileira contra a Inglaterra, o São Paulo irá proporcionar a Lúcio, 34 anos, sua primeira Copa Libertadores da carreira. Ele e Aloísio são as únicas novidades dos titulares em relação à equipe que terminou 2012 em alta. Mas já não tem mais seu principal nome, Lucas.

Além da vitória, o São Paulo vai em busca de um placar confortável para o jogo de volta, que ocorre na capital boliviana La Paz. Na próxima quarta, visita o Bolívar sob 3660 metros de altitude. Caso supere o mata-mata, vai ao grupo 3 da Libertadores com Atlético-MG, Arsenal de Sarandí-ARG e The Strongest-BOL.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade