PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Inter pede ajuda a senadores do RS para resolver caso Oscar

26 abr 2012 - 19h47
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Cristiano Silva
Direto de Porto Alegre

O presidente do Internacional, Giovanni Luigi, solicitou aos senadores do Rio Grande do Sul que interviessem no caso Oscar. No final da tarde desta quinta-feira, os senadores Pedro Simon (PMDB), Paulo Paim (PT) e Ana Amélia Lemos (PP) se manifestaram no Senado Federal em favor do atleta e do Internacional.

» Quanto você pagaria para contratar jogadores? Veja preços e vote

"Nós recebemos do presidente Giovanni Luigi uma correspondência colocando as preocupações do clube em relação à instabilidade em que se encontra o meia Oscar, que não pode atuar pelo Inter por conta desta pendência judicial com o São Paulo", disse Ana Amélia Lemos em entrevista à Rádio Guaíba.

"Na carta, me chamou a atenção que ele diz que tanto jogador como o Inter fizeram esforços bastante significativos para satisfazer as pretensões financeiras do São Paulo. E o nosso gesto como representantes da bancada gaúcha é de defendermos a causa de que o jogador deva jogar no clube que ele escolheu e também pelos contratos firmados com o Inter", acrescentou.

A outra preocupação dos senadores é o fato de que este imbróglio jurídico entre Oscar e São Paulo possa prejudicar a carreira do jogador na Seleção Brasileira, já que o meia é um dos pré-convocados do técnico Mano Menezes para os Jogos Olímpicos de Londres.

Entenda o caso

Oscar entrou na Justiça contra o São Paulo no final de 2009, alegando atraso de vencimentos e que também teria sido coagido a emancipar-se e assinar um contrato aos 16 anos, quando ainda era menor de idade. Assim, a renovação do vínculo foi desfeita por decisão da juíza Eumara Nogueira Borges Lyra Pimenta, da 40ª Vara do Trabalho de São Paulo, em 14 de junho de 2010, e Oscar pôde transferir-se à equipe colorada.

A Justiça ainda negaria uma liminar do São Paulo no mês de setembro de 2010, mas o clube apelou. O clube paulista só conseguiu uma vitória contundente em 21 de março de 2012, quando decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do juiz relator Nelson Bueno de Prado, determinou que o contrato do jogador com o clube paulista fosse restabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

No mesmo dia a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) notificou o Internacional de que não poderia contar com Oscar tanto na disputa da Copa Libertadores quando no Campeonato Gaúcho. Ele segue sem atuar profissionalmente desde então. Ainda que a Justiça Trabalhista determine que o meia volte ao São Paulo, Oscar segue treinando em Porto Alegre.

O TRT determinará nos próximos dias o parecer final sobre o caso. Enquanto isso, o Internacional busca resolver o caso diretamente com o São Paulo. O clube gaúcho se reuniu com dirigentes paulistas e fez uma proposta pelo meia com valores pouco superiores a R$ 7 milhões, mas o clube do Morumbi recusou a oferta, avisando que aceita somente R$ 17 milhões e que pretende contar com o atleta.

Oscar, que pelo Internacional conquistou o título da Copa Libertadores da América de 2010 e a Recopa em 2011, está entre os 52 jogadores convocados por Mano Menezes para a disputa da Olimpíada de Londres com a Seleção Brasileira.

Campeonato Paulista - Série A2
O Terra, maior empresa de Internet da América Latina, exibe ao vivo os jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, uma das mais respeitadas e tradicionais competições do País. As partidas são narradas por Marcelo do Ó e comentadas por Ary Pereira Junior e Bruno Prado. Os internautas podem conferir tabelas, classificação e notícias do torneio, além de participar das transmissões por meio de comentários e mensagens via redes sociais.

Trio de senadores do Rio Grande do Sul pode intervir no caso Oscar
Trio de senadores do Rio Grande do Sul pode intervir no caso Oscar
Foto: Edu Andrade / Gazeta Press
Fonte: Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade