PUBLICIDADE

Prazer, Osorio: conheça técnico do São Paulo em 10 tópicos

27 mai 2015 - 09h38
(atualizado às 09h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Marcos Ruiz / Getty Images

Há dois meses, se alguém perguntasse "quem é o técnico Juan Carlos Osorio?", provavelmente pouquíssimos torcedores, dirigentes e jornalistas saberiam responder. Porém, após a demissão de Muricy Ramalho, o nome do colombiano passou a ser mais conhecido. Ele entrou em negociação com o São Paulo e foi confirmado como novo técnico do clube, nesta terça-feira. Mas você já descobriu quem é Osorio? 

Veja abaixo informações essenciais e também curiosidades sobre o treinador do São Paulo:

Ex-adversário do São Paulo

Osorio no Morumbi: agora esta será sua casa
Osorio no Morumbi: agora esta será sua casa
Foto: Nelson Almeida / AFP

Juan Carlos Osorio já enfrentou o São Paulo algumas vezes. Em 2010, o Once Caldas caiu no grupo do time paulista, então os dois duelaram duas vezes no mesmo ano. Na Colômbia teve vitória do Once por 2 a 1. Mas no Brasil o São Paulo deu o troco, por 1 a 0.

Outros dois confrontos aconteceram na Copa Sul-Americana. Em 2013, o São Paulo eliminou o Nacional de Osorio nas quartas de final. No ano passado, porém, o time colombiano bateu o São Paulo e foi para a final - ficou com o vice-campeonato após perder para o River Plate.

Kaká indicou

De acordo com o Painel FC, do jornal Folha de S. Paulo, a contratação de Osorio teve participação de Kaká, ex-meia do São Paulo. Ele teria sido um dos primeiros a observar o talento do colombiano, no ano passado, exatamente quando enfrentou o Nacional. Pelo visto os elogios do jogador foram lembrados pela diretoria e influenciaram na decisão de contratá-lo.

Zagueiro sobre bolada nas partes íntimas: "doeu pra c...":

Ofensivo

O São Paulo queria um técnico que trouxesse algo diferente para o futebol brasileiro, então acertou em cheio. Pode até não dar certo, mas com certeza Osorio trará algo novo. Para ter certeza disso basta observar as formações táticas dos times que ele construiu na Colômbia - diversas vezes ele optou por escalar o Nacional no 3-4-3, esquema tático pouco utilizado no Brasil. Outras qualidades perceptíveis nos time de Osorio são o estilo de jogo vertical e ofensivo, além da mudança frequentes de posições e funções dos atletas.

Multicampeão colombiano 

Osorio comemora mais um título na Colômbia
Osorio comemora mais um título na Colômbia
Foto: Raul Arboleda / AFP

Os títulos de Osorio impressionam: desde 2012, quando assumiu o Nacional de Medellín, ele conquistou três títulos colombianos e mais três copas nacionais. Antes, já tinha sido campeão colombiano pelo Once Caldas também.

Ex-jogador?

Osorio até tentou ser meio-campista na década de 80, atuou pela seleção colombiana Sub-20, mas teve uma carreira curta e sem muito sucesso. Uma lesão no joelho antecipou sua aposentadoria e logo ele passou a se preparar para ser técnico.

Bom aluno

Osorio faz o perfil de técnico estudioso do futebol. Seu currículo possui credenciais importantes, como licença "A" para treinadores da UEFA, faculdade de gestão técnica na Holanda e pós-graduação em ciências do futebol na universidade de Liverpool.

Americano e inglês

A carreira do colombiano começou nos Estados Unidos e na Inglaterra. Primeiro participou de equipes amadores de "soccer". Depois foi convidado para ser auxiliar no Manchester City, quando o time ainda não era um "novo rico" do futebol europeu - ficou lá até 2006.

Osorio e seu caderno: uma relação inseparável
Osorio e seu caderno: uma relação inseparável
Foto: Raul Arboleda / AFP

Anotações

Sem dúvidas, a curiosidade mais chamativa de Osorio é um caderno que ele sempre leva para os jogos. Com uma caneta azul e outra vermelha, ele anota pontos positivos e negativos do seu time. Além disso, já foi visto entregando bilhetes para mostrar aos jogadores, durante a partida, mudanças e correções táticas que precisam ser feitas.

Revelações

Nem só de títulos vive um treinador. Osorio também foi importante para o Nacional porque revelou e desenvolveu o talento de muitos jovens. Sherman Cárdenas, que hoje está no Atlético-MG, não foi formado no clube, mas só virou o craque do time colombiano na mão do novo técnico do São Paulo. Agora eles vão se reencontrar como adversários no Campeonato Brasileiro.

Na moda

Não é comum no futebol brasileiro ver técnicos que se vestem de forma elegante na beira do campo. Osorio vai ser protagonista também por isso, pois costuma apostar no estilo social e até usar ternos em campo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade