0

Terra entrevista Muricy Ramalho nesta segunda; envie perguntas

Tricampeão brasileiro pelo São Paulo e campeão da Libertadores pelo Santos, treinador está sem clube no momento

5 ago 2013
09h50
atualizado às 09h53
  • separator
  • comentários

Terra, maior portal de conteúdo da América Latina, entrevistará com exclusividade nesta segunda-feira, às 13h (de Brasília), o técnico Muricy Ramalho. O treinador analisará o cenário do futebol mundial e o internauta pode participar enviando perguntas e comentários.

Muricy iniciou a carreira de técnico, dirigindo o Puebla, do México, em 1993. No ano seguinte, chegou ao São Paulo para ser auxiliar técnico de Telê Santana, ganhando a Copa Conmebol de 1994 com o "Expressinho), além de assumir o time principal quando o "Mestre Telê"  estava de férias. 

<p>Muricy Ramalho tem quatro títulos brasileiros e uma Copa Libertadores</p>
Muricy Ramalho tem quatro títulos brasileiros e uma Copa Libertadores
Foto: Getty Images
Após Telê se afastar do futebol por conta de uma isquemia, Muricy assumiu o São Paulo, mas menos de seis meses depois voltou a ocupar a função de auxiliar técnico de Carlos Alberto Parreira. Voltou ao comando do time com a demissão de Parreira e caiu novamente em 1997, depois de um início irregular no Campeonato Paulista, sendo substituído por Dario Pereyra.

Depois passou por Guarani, Shanghaï Shenhua (China), Ituano, Botafogo-SP e Portuguesa Santista. Voltou a ganhar destaque nacional, em 2001, quando assumiu o Náutico, quebrando um jejum de 11 anos sem títulos no ano do centenário do clube e tirando o hexacampeonato do rival Sport. No ano seguinte, levou o time ao bicampeonato estadual.

Em 2002, assumiu o Figueirense que corria risco de rebaixamento, conseguiu uma reação e livrou o clube da Série B. No ano seguinte, chegou a Porto Alegre para dirigir o Internacional, conquistou o campeonato estadual e fez uma boa campanha no Brasileiro da Série A.

Na temporada seguinte, Muricy Ramalho assumiu o São Caetano e levou o clube ao inédito título do Campeonato Paulista. No mesmo ano, o técnico voltou ao Sul do país para comandar o Internacional.

No Campeonato Gaúcho de 2005, Muricy Ramalho beliscou o título, a quinta conquista estadual consecutiva. Já no Brasileiro de 2005, bateu na trave e ficou com o vice-campeonato depois da polêmica da arbitragem nacional.

De volta ao São Paulo, na temporada seguinte, Muricy Ramalho conquistou os Brasileiros de 2006, 2007 e 2008.  Em 2009, o técnico deixou o clube do Morumbi depois de mais uma eliminação da Copa Libertadores da América.

<p>Treinador é um ídolo da torcida do São Paulo</p>
Treinador é um ídolo da torcida do São Paulo
Foto: Getty Images

No mesmo ano, desembarcou no rival Palmeiras. O time do Palestra Itália chegou a ser líder do Brasileiro, mas perdeu fôlego na briga pelo título e ainda ficou sem a vaga na Copa Libertadores.  No ano seguinte, permaneceu no Palmeiras, mas foi demitido após uma goleada para o São Caetano.

Em abril de 2010, o Fluminense apostou no treinador. Durante a passagem pelas Laranjeiras, Muricy Ramalho recebeu o convite para dirigir a Seleção Brasileira, mas o recusou. No final da temporada, o técnico conquistou o título brasileiro com o time tricolor, o quarto dele na história.  Em 2011, o treinador deixou o clube carioca.

Em abril de 2011, assinou com o Santos. Meses depois, conquistou o título da Copa Libertadores da América.  No final do ano, o técnico perdeu a final do Mundial de Clubes da Fifa para o Barcelona, de Messi, Xavi e Iniesta. No clube da Vila Belmiro, permaneceu até maio deste ano, mas foi dispensado após a perda do Campeonato Paulista e um início irregular no Brasileiro.

Saiba mais sobre a carreira de Muricy Ramalho:

Nome completo: Muricy Ramalho
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Data de nascimento: 30/11/1955
Clubes em que passou: Puebla, do México, São Paulo, Guarani,  Shanghaï Shenhua, da China, Ituano, Botafogo-SP, Portuguesa Santista, Náutico, Figueirense, Internacional-RS, São Caetano, Palmeiras, Fluminense e Santos.
Títulos conquistados:  Copa Conmebol (1994), Copa Master da Conmebol (1996), Campeonato Brasileiro da Série A (2006, 2007, 2008 e 2010), Copa da China (1998), Campeonato Pernambucano ( 2001 e 2002),  Campeonato Gaúcho (2003 e 2005), Campeonato Paulista (2004, 2011 e 2012), Copa Libertadores da América (2011) e Recopa Sul-Ameircana (2012)

 Envie perguntas ao treinador ao clicar na área de comentários logo abaixo.

 

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade