PUBLICIDADE

Scheidt segue líder na Semana Brasileira; Prada continua em segundo

19 fev 2013 - 21h04
(atualizado às 23h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Robert Scheidt continua dominando a Semana Brasileira de Vela, que está sendo realizada no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, e segue com 100% de aproveitamento. Competindo categoria Laser, Scheidt ganhou as três regatas desta terça-feira, depois de já ter vencido as duas provas disputadas na última segunda-feira, primeiro dia de competição. 

O velejador está liderando o torneio com cinco pontos perdidos, seguido pelo paranaense Bruno Fontes, representante brasileiro na classe Laser nas Olimpíadas de Londres-12, que tem 11 pontos perdidos, depois de chegar em segundo lugar em duas regatas desta terça e ter ficado em terceiro em outra. O descarte do pior resultado de cada competidor será realizado após a sexta regata. 

"Consegui mais um bom desempenho na raia olímpica de 2016. As disputas estão equilibradas, mas mesmo assim consegui andar na frente", disse Scheidt. 

Recentemente, no Brasileiro de Laser, disputado no Rio Grande do Sul, Robert Scheidt e Bruno Fontes travaram uma disputa equilibrada, mas o velejador paulista levou a melhor e venceu o campeonato pela 12ª vez na carreira. Mesmo com o recente retrospecto favorável contra o rival, Scheidt mantém a cautela. 

"A vantagem pode até ser grande, mas tudo pode acontecer na medal race. Um resultado ruim na ultima regata pode colocar tudo a perder. Por isso a ideia é seguir concentrado ao máximo", frisou.

Na classe Finn, Bruno Prada segue brigando pela liderança. Nas regatas desta terça-feira, o medalhista olímpico chegou três vezes em terceiro lugar e garantiu a segunda colocação geral, com dez pontos perdidos. O líder é Jorge Zarif, que tem cinco. A competição carioca é seletiva para a formação da equipe brasileira de vela que vai disputar os principais eventos desta temporada. 

"A disputa segue equilibrada com o Jorge Zarif. Largamos bem, contornamos as boias dividindo a liderança, mas quando entra no vento em popa, o Jorginho tem vantagem. Preciso melhorar esse fundamento. Mesmo assim estou velejando bem, evoluindo gradativamente", observou Prada. No início do ano, na disputa da Semana Internacional de Vela, realizada também na Baía de Guanabara, Bruno Prada levou a melhor no confronto contra Jorge Zarif e ganhou a competição. Na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela, Zarif deu o troco e ficou com a medalha de bronze.

Agora, na Semana Brasileira, Prada quer acertar detalhes no popa e está aproveitando a chance para competir na raia olímpica dos Jogos do Rio-16. "É uma oportunidade única, que deve ser bem aproveitada por todos os velejadores", disse. 

A Semana Brasileira de Vela segue até a próxima sexta-feira e a previsão para a classe Laser é de duas regatas diárias, a partir das 13h, mais a medal race. Robert Scheidt, que compete na Laser, já ganhou oito títulos mundiais e três medalhas olímpicas na classe (ouro em Atlanta-96 e Atenas-04, e prata em Sydney-00). A

gora, Robert tenta disputar em seu país a sua sexta edição das Olimpíadas. Já na Finn, mais cinco regatas estão programadas, além da medal race. Bruno Prada, que compete nessa classe, já conquistou 45 títulos na Finn entre 1989 e 2004, entre eles o tricampeonato brasileiro (1993, 1997 e 1998), três Pré-olímpicos (1997, 1998 e 2001) e o bronze nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg, em 1999.

Nos últimos oito anos, Prada competiu na classe Star ao lado de Robert Scheidt, companheiros com o qual conquistou o inédito tricampeonato mundial da categoria, além de duas medalhas olímpicas (prata em Pequim-08 e bronze em Londres-12). Com a retirada da Star do programa olímpico, os dois velejadores retornaram às antigas classes.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade