PUBLICIDADE

Sede da Olimpíada de Inverno vive temor de guerra de mafiosos

4 fev 2013 - 16h55
(atualizado às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Em 16 de janeiro, Aslan Usoyan, 75 anos, foi assassinado com um tiro dado por um sniper quando saía de seu restaurante favorito em Moscou. A ação matou um dos mais poderosos chefes do crime organizado russo, conhecido como “Grandpa Usoyan” (Vovô Usoyan, em tradução livre), e agora cria forte temor de que uma guerra entre gângsteres possa ocorrer em Sochi, cidade que se prepara para receber os Jogos Olímpicos de Inverno, em 2014 – o evento será disputado de 7 a 23 de fevereiro.

Morte de Aslan Usoyan pode desencadear confronto de gângsteres em cidade-sede da Olimpíada de Inverno
Morte de Aslan Usoyan pode desencadear confronto de gângsteres em cidade-sede da Olimpíada de Inverno
Foto: AFP

De acordo com o jornal britânico The Guardian, Sochi era considerada a segunda casa de Usoyan, que possuía um império “particularmente vasto” na sede dos Jogos de Inverno. O interesse na cidade aumentou exponencialmente desde que foi eleita para receber o evento, em 2007. Será a edição com maior investimento da história, totalizando 32,3 bilhões de libras (cerca de R$ 10 bilhões).

O que se espera, agora, é uma briga de bastidores pelo controle do mercado que Usoyan, um mafioso com negócios em diversas áreas, mas principalmente em imóveis construídos em Sochi no esteira do “boom” econômico por conta dos Jogos. Fontes do The Guardian afirmam que o clima na cidade é de tensão, com medo de que exploda uma guerra ao modelo das sangrentas disputas entre gângsteres nos anos 90.

Sochi é um dos destinos favoritos de Vladimir Putin, presidente russo. De maneira oficial, o governo nega a atuação de gângsteres na cidade e encara a máfia como organização desaparecida nos anos 90 – em 2008, o então presidente Dmitry Medveded desativou o escritório responsável por investigar o crime organizado. No entanto, há uma ligação oculta entre governo e criminosos, de acordo fontes da publicação.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade