PUBLICIDADE

Seleções de rúgbi jogam Rio Sevens pensando em vaga no Mundial

22 fev 2013 - 14h22
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio Sevens, Campeonato Sul-americano de Rúgbi, começa neste final de semana e as Seleções Brasileiras masculina e feminina já estão preparadas para a disputa. A competição será realizada no Estádio do Flamengo, na Gávea, no Rio de Janeiro.

O torneio sul-americano garante vaga no Campeonato Mundial, marcado para junho, em Moscou, na Rússia. Para isso, as equipes brasileiras precisam conquistar o título da competição em casa.

A Seleção feminina jogou o último Mundial, disputado em Dubai, em 2009, mas a masculina nunca esteve no campeonato e vê o torneio deste final de semana como uma grande oportunidade para que o objetivo seja alcançado.

Em entrevista nesta quinta-feira, membros da comissão e capitães comentaram as expectativas para a disputa e os preparativos para uma boa campanha. Mesmo com oito títulos sul-americanos, o discurso adotado pela equipe feminina não é de favoritismo.

"Costumamos dizer e pensar que o jogo só acaba com o apito final do juiz e até lá tudo pode acontecer. O jogo de sevens é muito rápido e qualquer vacilo pode resultar em pontos do adversário. Assim, estamos estudando o nosso jogo e o jogo das demais delegações. Vamos entrar em campo com uma proposta diferente e pretendemos nos doar ao máximo para conquistar a vaga e o título", afirmou a capitã Julia Sardá.

Após treinamento intensivo na Nova Zelândia, a equipe masculina também está confiante na busca do título inédito e Fernando Portugal, capitão da equipe, disse o que o time mais mudou para chegar forte na disputa.

"Estamos com um grupo mais experiente e equilibrado. Tivemos uma mudança de hierarquia e sistema de ensino e tivemos que nos adaptar. Mas a proposta do Crusaders (time de rúgbi da Nova Zelândia) é interessante, fazer bem o simples, sendo preciso e eficiente. O sevens não permite erros, então temos que ter consciência do nosso jogo".

Por fim, Sami Arap Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Rúgbi, analisou a evolução da equipe masculina, comentou sobre situação da feminina e convidou a torcida brasileira a comparecer ao estádio para ajudar o Brasil.

"Estamos fazendo o possível para dar as melhores condições aos nossos atletas e não vamos medir esforços para dar continuidade ao nosso projeto de alto rendimento. A seleção masculina vem de uma escalada técnica muito grande e já mostrou que tem condições de derrotar os adversários tradicionais. Já a equipe feminina sabe que a pressão aumenta com oito títulos em jogo. Esperamos chegar em 2016 com dois times altamente competitivos e a nossa caminhada começa aqui. Assim, contamos com o apoio da torcida brasileira para esse desafio", concluiu o presidente.

A previsão para o evento é que as partidas comecem às 9 horas (de Brasília), nos dois dias, e têm previsão de encerramento previsto para as 18h20 no sábado e 16h40 no domingo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade