PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Sem medalha, espanhóis culpam arbitragens polêmicas em Londres

1 ago 2012 - 05h58
(atualizado às 06h33)
Compartilhar

A imprensa espanhola já tem a justificativa para o baixo desempenho do país até agora nos Jogos Olímpicos de Londres: as polêmicas arbitragens. O site do jornal espanhol As fez uma montagem com vídeo de vários esportes em que, segundo eles, o país foi prejudicado.

» Terra disponibiliza vídeos em 3D dos Jogos Olímpicos de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

A Espanha, que até agora não conseguiu nenhuma medalha em Londres, ficou na 14ª colocação geral na Olimpíada de Pequim 2008, com cinco medalhas de ouro, dez de prata e três de bronze, 16 no total. Com a situação bem diferente apresentada em Londres os espanhóis já começam a se preocupar.

O vídeo publicado pelo As mostra que, segundo a publicação, pelo menos em quatro esportes a Espanha foi prejudicada pela arbitragem em Londres. No hóquei de grama masculino, a seleção daquele país teria sido prejudicada na partida contra o Paquistão. No lance, uma bola sobra dentro da área e o atacante espanhol acerta uma pancada no ângulo adversário. Após muita comemoração dos espanhóis, o árbitro invalida o gol por considerar que o atacante ergue muito seu taco, o que teria colocado em risco a integridade física do adversário.

Outra reclamação espanhola é com relação ao polo aquático. Na partida diante da Croácia os espanhóis perdiam por 8 a 7 até 4 s do fim. No último lance, a Espanha marcou um gol. Após o árbitro validar o tento, voltou atrás com a ajuda do conjunto de arbitragem da partida, para revolta espanhola. Depois do jogo, a Federação Espanhola de Esportes Aquáticos divulgou nota reclamando da participação do árbitro.

A imprensa espanhola também mostrou sua indignação com a arbitragem dessa partida. O As relatou que um "grande erro" condenou a equipe nacional, classificando o erro como um escândalo olímpico e dizendo que passou da hora de utilizar a tecnologia para este tipo de lance. O Marca e o El País também criticaram a decisão dos juízes do polo.

Outra reclamação do As é com relação ao judô. Na disputa pela medalha de bronze na categoria até 66 kg, o espanhol Sugoi Uriarte também se envolveu em polêmica ao ser derrotado pelo sul-coreano Jun-Ho Cho por um polêmico shido - punição devido a um suposto falso ataque que teria cometido. Depois da luta, Uriarte reclamou da atuação dos árbitros: "foi injusto. A única explicação que vejo para o que aconteceu é que o sul-coreano tinha sido prejudicado antes, então os árbitros quiseram fazer uma média. Essa medalha era minha", criticou.

Mas a maior reclamação é com relação à seleção espanhola de futebol. Considerada favorita para chegar à medalha de ouro, ao lado de Uruguai e Brasil, a Espanha decepcionou e foi desclassificada ainda na primeira fase após sofrer uma derrota para o Japão e outra para Honduras, ambas por 1 a 0. A polêmica levantada foi sobre o segundo jogo.

No duelo contra Honduras, a Espanha levou um gol logo no início e partiu com tudo para cima do adversário, mas parou na trave. A polêmica está em supostos dois pênaltis, considerados claros pelos espanhóis.

Após a partida, jornal As, deu o recado do sentimento do país: "Indignados", estampou na primeira página o diário, junto a foto do árbitro venezuelano Juan Soto, cercado de jogadores espanhóis. A capa do jornal esportivo Marca, destacou na ocasião que "uma péssima arbitragem, azar e o nervosismo" foram os principais fatores para a eliminação da equipe dos Jogos.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Espanhóis lamentaram a derrota para Honduras e reclamaram muito da arbitragem
Espanhóis lamentaram a derrota para Honduras e reclamaram muito da arbitragem
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade