PUBLICIDADE

Sem medalhas no Rio, ciclismo de pista aumenta preparação

19 ago 2011 - 14h03
Compartilhar

Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o ciclismo será disputado em quatro modalidades: estrada, BMX, mountain bike e pista. Na última edição, o Brasil conquistou no Rio quatro medalhas (duas pratas e dois bronzes). Apenas os ciclistas de pista, que correm em velódromo (circuito de piso de madeira, coberto), não ficaram entre os três primeiros. Para aumentar o rendimento no México, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com o Ministério do Esporte, promove a segunda etapa do projeto de preparação física dos atletas da Seleção Brasileira.

Entre os dias 18 e 28 de agosto, a equipe de pista realizará um camping de treinamento em Maringá. A primeira etapa do projeto foi realizada entre os dias 29 e 30 de junho, quando os ciclistas realizaram uma bateria de testes com equipamentos de alta tecnologia e exames laboratoriais. Já a segunda etapa visa trabalhar e aperfeiçoar as qualidades da equipe brasileira.

Durante 11 dias serão realizadas sessões de treinamento específicas para desenvolver melhores condições em cada um dos atletas, intensificando os esforços e ajustes na preparação especial dos ciclistas. No velódromo de Maringá, os atletas vão treinar com a utilização de fotosensores, onde serão avaliados com total precisão, contando também com monitoração cardíaca em treino e recuperação, e analises multimídia, buscando correções técnicas.

Durante o treinamento será feita uma avaliação da velocidade máxima, aceleração e resistência em diferentes momentos. Dessa forma, será possível organizar a rotina de treinamentos de cada atleta. Após a realização desta fase, os atletas serão novamente convocados para mais 21 dias de concentração em setembro.

O técnico Antônio Silvestre e o auxiliar Emerson Silva fazem a supervisão e acompanhamento de toda a evolução dos ciclistas em um trabalho inédito na disciplina de pista do Brasil, visando o Pan e os Jogos Olímpicos.

Medalhistas

A torcida brasileira não pôde vibrar no velódromo do Rio, construído exclusivamente para os Jogos em 2007. As medalhas vieram na estrada, BMX e mountain bike, com duas pratas de dois bronzes.

A modalidade estrada garantiu dois bronzes, com Luciano Paglarini (masculino individual) e Clemilda Fernandes (contra relógio individual). Ana Flavia Sgobin ficou com a prata no BMX, assim como Rubens Donizete, no mountain bike.

Além da preparação para o Pan, os brasileiros estão de olho em Londres 2012; na foto, o velódromo inglês
Além da preparação para o Pan, os brasileiros estão de olho em Londres 2012; na foto, o velódromo inglês
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade