0

Skatista de 12 anos supera lendas e faz primeiro 1080º da história

2 abr 2012
14h04
atualizado às 14h37

Um garoto de 12 anos foi o responsável pela primeira manobra 1080º da história do skate. Um vídeo divulgado pela Red Bull mostra o americano Tom Schaar fazendo o movimento. Ele é o primeiro atleta a completar três rotações completas no ar e a conseguir retornar à pista ainda sobre o skate.

Schaar cumpriu o feito em uma megarrampa em Tehachapi, na Califórnia, nos Estados Unidos, adaptada por seu patrocinador, a Red Bull, para que ele tivesse um controle melhor do skate depois do giro. O gap tinha 21 m em vez de 18 m e foi coberto com madeira e uma espécie de ponte foi construída. Isso aconteceu na sexta-feira, mas as imagens foram divulgadas posteriormente.

Completar três rotações completas era algo que parecia impossível até mesmo para astros do esporte como o brasileiro Bob Burnquist e o americano Tony Hawk, que precisaram de bastante tempo para para aperfeiçoar o 900º - a manobra que consiste em dois giros e meio no ar foi feita pela primeira vez por Hawk nos X Games de 1999 após 11 tentativas mal sucedidas.

Nesta segunda-feira, o site do jornal Los Angeles Times publica declarações de Schaar. Ele afirmou ter ficado "muito emocionado" com a novidade e recebeu os elogios de Burnquist.

Por e-mail, o brasileiro definiu o jovem de Malibu, que começou a andar de skate aos 4 anos de idade, como "um pequeno gigante e uma roca de fiar". Bob apontou que a novidade é algo "sensacional" e se disse "ansioso para aprender muito" do jovem "no futuro".

Imagem mostra sequência da manobra de Tom Schaar, com três rotações completas
Imagem mostra sequência da manobra de Tom Schaar, com três rotações completas
Foto: Red Bull / Divulgação
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade