PUBLICIDADE

Sob olhares de Phelps, Ohno alcança recorde com bronze

21 fev 2010 - 02h26
(atualizado às 04h07)
Compartilhar
Tarian Chaud
Direto de Vancouver

Na noite de sábado em Vancouver, o Pacific Coliseum ficou pequeno ao abrigar dois especialistas em medalhas olímpicas. O nadador Michael Phelps, dono de 14 medalhas de ouro conquistadas em Atenas 2004 e Pequim 2008, estava nas arquibancadas para torcer pelo patinador Apolo Ohno, que tentava seu terceiro ouro, o dos 1.000 m da patinação de velocidade traçado curto.

A medalha mais cobiçada não veio para Ohno, mas o bronze conquistado o colocou em um patamar elevado: o de maior medalhista dos EUA na história dos Jogos de Inverno. Ao todo, o patinador soma sete medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e três bronzes), ultrapassando Bonnie Blair, outra patinadora de velocidade que conquistou seis (cinco ouros e um bronze) e já não compete mais.

Sobre Phelps, Ohno se mostrou surpreso e feliz com a presença. "Não sabia que ele estava aqui. Mas é legal ver um atleta como ele apoiar outros atletas olímpicos. É bom ter a torcida de um campeão. Agora, assim como Michael Phelps, também faço parte da história do esporte nos Estados Unidos", afirmou o patinador, que ainda pode ampliar a marca se vencer os 500 m no dia 24 e nos 5.000 m no dia 26.

Um pouco antes, no Twitter, Ohno lamentou o resultado, mas não se mostrou triste por não ter conquistado a medalha de ouro. "Se eu dei tudo de mim e ainda assim não ganhei, eu não perdi. Outros lembrarão se eu ganhei ou perdi, eu me lembrarei do percurso", disse pouco tempo depois do bronze.

Entenda a prova da patinação no gelo - traçado curto

A patinação no gelo - traçado curto é realizada em uma pista oval de 111,12 m na qual curvas estreitas dificultam o controle dos atletas. Eles competem uns contra os outros, sem se importar com o tempo.

A disputa consiste em uma série de eliminatórias envolvendo quatro ou seis esportistas. Os dois primeiros em cada uma delas avançam à próxima rodada, em um sistema que é mantido até quatro chegarem à final.

Esse estilo de patinação inclui ainda o revezamento masculino e feminino, que ocorre em dois dias. Oito times de quatro patinadores - mais um reserva - participam dessa prova. São as equipes que decidem quantas voltas cada membro completará, sendo que pelo menos um deles deve girar ao menos duas vezes.

Em vez de passar um bastão, cada atleta que estiver na pista precisa apenas encostar em seu companheiro para completar a troca.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação de Velocidade (F) - 1000m Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade