PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Sob pressão, Canadá mira 1º ouro em casa da história

10 fev 2010 - 14h11
(atualizado às 14h20)
Compartilhar

O Canadá entra na Olimpíada de Inverno de Vancouver com o objetivo de liderar o quadro de medalhas, mas deve se emocionar já quando o primeiro ouro for confirmado. Se ao menos uma vitória realmente vier, esta será a primeira do país como sede de uma edição dos Jogos Olímpicos.

Antes de 2010, o Canadá já sediou a Olimpíada de Verão, em Montreal em 1976, e a de Inverno, em Calgary em 1988, e jamais saiu do zero em termos de medalhas de ouro. Para quebrar o jejum, nada melhor que uma nova oportunidade em Vancouver, conforme comentou o chefe-executivo do Comitê Organizador da competição, John Furlong.

"Gostaríamos realmente de tirar esse peso das nossas costas. Por 15 segundos, eu queria estar na cabeça do primeiro canadense a ganhar para saber qual é a sensação", afirmou o dirigente na noite desta terça-feira, a poucos dias da abertura do evento, em 12 de fevereiro.

Uma das grandes forças dos esportes de inverno da atualidade, o Canadá investiu muito dinheiro nos últimos anos em um programa de desenvolvimento para enfim brilhar diante da torcida. Em 2010, eles esperam liderar o quadro de medalhas de uma Olimpíada de forma inédita - até aqui, o melhor resultado foi a terceira colocação Lake Placid 1932.

A grande expectativa da torcida é quanto à seleção local de hóquei masculino, sete vezes campeã olímpica. Para a final da modalidade, marcada para o dia 28, a organização recebeu 155 mil solicitações para os apenas 4.000 ingressos disponíveis no ginásio. "Não há um canadense que não tem seus dedos cruzados para que levemos a medalha de ouro no último dia dos Jogos. Se estivermos na final, não haverá ninguém no país longe da televisão", disse Furlong.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmitirá ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo a partir do próximo dia 12. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais estará encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comentará a competição em seu blog no Terra.

Heptacampeã olímpica, seleção canadense de hóquei está pressionada para chegar à final de 28 de fevereiro
Heptacampeã olímpica, seleção canadense de hóquei está pressionada para chegar à final de 28 de fevereiro
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade