PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Destaques, Atlético-PR e Sport apostam em nova geração

8 ago 2015 - 13h03
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Milton Mendes - Atlético-PR
Milton Mendes - Atlético-PR
Foto: Gustavo Oliveira / Site Oficial

Sensações deste Campeonato Brasileiro, Atlético-PR e Sport se enfrentam neste domingo, às 11h, na Arena da Baixada, pela décima sétima rodada da competição. E o sucesso dessas equipes está, principalmente, no banco de reservas de cada um.

Milton Mendes e Eduardo Baptista são técnicos da nova geração e tentam mudar o paradigma do futebol brasileiro, tão contestado após a vergonhosa derrota para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo do ano passado. Estudiosos, os treinadores aparecem como novas opções em um mercado repetitivo e, na maioria, viciado em pensamentos antigos.

O primeiro foi uma aposta arriscada e chegou em um momento complicado. No Torneio da Morte do Campeonato Paranaense, o clube paranaense contratou o comandante da Ferroviária-SP, time paulista que mantém parceria de 11 anos com o Atlético-PR. A ideia era chamá-lo em um futuro mais distante, mas a necessidade fez com quem a contratação fosse antecipada.

Técnico mais graduado do Brasil, Mendes fez sua carreira em Portugal e no Catar. E se preparou para isso. Como em uma faculdade, o treinador atleticano fez graduação de quatro anos no curso de técnicos da conceituada União das Federações Europeias de Futebol, o Uefa Pro.

"Isso é tão importante quanto em qualquer profissão. Não é qualquer um que pode ser treinador. A CBF tem que obrigar nossos profissionais a buscar essa qualificação. Os treinadores não fazem isso, porque não são estimulados e se acomodam. Estudei, tentei me preparar ao máximo para chegar no Brasil e ter uma oportunidade em um grande clube, como o Atlético-PR", declarou em entrevista à TV Gazeta, na semana passada.

Walter abraça o técnico Milton Mendes, que o elogiou dizendo ser um líder no elenco
Walter abraça o técnico Milton Mendes, que o elogiou dizendo ser um líder no elenco
Foto: Divulgação/Atlético-PR

Antes disso, em 2014, foi contratado pelo Paraná e saiu em comum acordo, alegando que a dificuldade financeira atrapalhava seu trabalho. Um exemplo disso é que o técnico chegou a emprestar R$ 25 mil no período da Vila Capanema. O Atlético-PR chegou a sondá-lo para assumir o Sub-23 logo na sequência, mas foi para a "sucursal" no interior paulista. Foi campeão invicto da A-2 de 2014.

A demora para chegar ao Brasil tem explicação: não aceita ser influenciado dentro de sua linha de trabalho. "Eu não vim para o Brasil antes por causa disso, de ter jogadores para escalar. Não me meto nesse esquema. Não faço favor e vou trabalhar da minha forma. É meritrocacia, nunca recebi influência de ninguém. O Petraglia não se mete em nada e tenho independência total", sentenciou.

Acreditando no projeto do Atlético-PR, Mendes quer fazer história no time do CT do Caju. E espera que essa nova geração de treinadores ganhe espaço. "No Brasil existem alguns cursos até, mas ninguém pode treinar sem formação. Futebol é generoso e aceita tudo. Temos que ser mais exigentes. Quem quer o bem do futebol brasileiro tem que arranjar uma forma de se qualificar", cobrou. "Sou ambicioso. Sonhar pequeno dá o mesmo trabalho de sonhar grande. Meu sonho é treinar a Seleção Brasileira, mas antes ganhar um título pelo Atlético-PR. Ser campeão mundial", finalizou.

Eduardo Baptista assumiu o Sport no primeiro semestre de 2014
Eduardo Baptista assumiu o Sport no primeiro semestre de 2014
Foto: Carlos Ezequiel Vannoni/Site Oficial / Divulgação

Do outro lado está Eduardo Baptista. O treinador de 45 anos surgiu no passado como grata surpresa no Campeonato Brasileiro Série A. Após uma carreira de 18 anos como preparador físico, o filho de Nelsinho Baptista decidiu começar a carreira como treinador. Esteve como interino no Sport, foi efetivado e faz novamente boa campanha com o clube pernambucano.

Seu bom trabalho à frente do Sport já lhe rendeu algumas ofertas para assumir outros clubes, mas Eduardo Baptista, cada vez com mais luz própria, traçou como plano de carreira cumprir seus contratos e já afirmou não ter motivos para deixar a Ilha do Retiro.

A organização tática da equipe e o plano de jogo bem traçado aproveitando o melhor de cada jogador em campo são marcas do trabalho de Eduardo Baptista no Sport. Essa qualidade fica evidente quando transborda no discurso dos jogadores que não cansam de elogiar o comandante.

"O Eduardo é um cara muito inteligente, que estuda muito. Acho que o diferencial é a filosofia de trabalho dele. Ele sabe conversar com os jogadores para sentir também o que nós temos a dizer. É um treinador diferente", analisou o volante Rithely.

Uma das principais peças do Sport, Rithely elogiou o técnico Eduardo Baptista
Uma das principais peças do Sport, Rithely elogiou o técnico Eduardo Baptista
Foto: Renato Spencer / Getty Images

Ainda novato na função, Eduardo Baptista aparece bem colocado em um ranking de treinadores proposto pela “Football Coach World Ranking”. A lista contempla os resultados de técnicos ao redor do mundo nas últimas 52 semanas. Eduardo aparece na 57ª colocação à frente de treinadores como Tite, Enderson Moreira e Cristóvão Borges. Os melhores brasileiros colocados na lista são Marcelo Oliveira (14º) e Levir Culpi (16º).

"É um projeto muito bem feito. Não é só o Eduardo Baptista que está crescendo. O Sport é um clube que vem se organizando a cada dia que passa, que faz um trabalho sério. Temos um planejamento forte, traçado e cumprido por toda a diretoria, comissão técnica e jogadores. É o projeto do Sport, do qual eu faço parte, que está dando certo e merece elogios.", disse.

Com visões menos viciadas do futebol e com ideias que podem ajudar a oxigenar o futebol brasileiro, Eduardo Baptista e Milton Mendes contribuem decisivamente para que seus clubes ocupem a parte de cima da tabela após quase um turno disputado. Mesmo que o poder de investimento de Sport e Atlético-PR seja menor que o de outros clubes que ainda não sabem em que faixa da tabela vão brigar.

Fonte: MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra
Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade