PUBLICIDADE
Logo do Sport

Sport

Favoritar Time

Misteriosos, Sport e Santa Cruz decidem Pernambucano

13 mai 2012 - 09h55
Compartilhar
Eduardo Amorim
Direto de Recife

Os dois fizeram questão de esconder os times que vão entrar em campo na final do Campeonato Pernambucano, neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), na Ilha do Retiro. Fora isso, são poucas as semelhanças entre os técnicos do Santa Cruz, Zé Teodoro, e do Sport, Mazola Júnior.

» Veja opções de jogadores para o seu time repatriar no Brasileiro

» Confira como está o mercado da bola no futebol brasileiro

Na sua primeira decisão como treinador, Mazola ainda tem a responsabilidade de liderar os rubro-negros no dia do aniversário de 107 anos do clube. A responsabilidade aumenta ainda mais com o fato de que seria o 40º título Pernambucano e dele ter sido muito contestado recentemente pela torcida. A única vantagem é que um empate já lhe dá o título.

Mesmo assim, ele diz que foi uma semana tranquila na Ilha do Retiro. Antes de iniciar a entrevista coletiva, deixou um repórter de rádio contar uma piada e riu bastante, mostrando que o clima é realmente de descontração.

"A tendência é que a gente vá muito mais forte para o jogo final do que a gente foi para o primeiro jogo", anima-se o técnico, que não contará com o zagueiro Tobi, que recebeu o terceiro cartão amarelo.

Criticado pela torcida rubro-negra quando entrou com uma escalação retrancada no confronto diante do Náutico nas semifinais, ele diz que não quer dar resposta e não guarda rancor de ninguém.

"Minha obrigação é trabalhar bem, transmitir confiança e tranquilidade para o grupo e acima de tudo saber lidar com essa grande responsabilidade que teremos domingo".

Ele viu um primeiro jogo equilibrado e acredita que, "apesar das sucessivas mudanças que nós tivemos de fazer, acho que conseguimos estabelecer um padrão e na reta final, com todo esse ambiente que está sendo criado para a final aqui, é lógico que vai contar bastante o querer".

No Arruda, o experiente treinador Zé Teodoro também recebeu a imprensa nesta sexta-feira. Ao contrário do contestado treinador do Sport, ele sabe que é um dos grandes responsáveis pelo momento de reerguimento pelo qual o Santa Cruz vem passando. "O clube viveu uma situação muito difícil durante vários anos e agora quem sabe a gente não tenha condições de superar uma grande equipe", imagina.

Assim como Mazola, ele esconde o jogo. Mas sua escalação é muito mais mistériosa do que a do time rubro-negro. "Temos ideia de duas formações do adversário, então trabalhamos dentro dessas duas formações. Agora a gente também sabe que o banco de reservas pode mudar a situação de jogo e tudo vai depender do estado de espírito e do momento".

No Sport, a dúvida é se Aílson entra na vaga deixada por Tobi ou Hamilton será recuado para a zaga, abrindo uma vaga no time titular para Naldinho. Já no Santa Cruz, como os treinos são fechados desde quarta-feira, a única dica de Zé Teodoro foi que está fazendo experiências para anular um setor do campo em que os rubro-negros levaram vantagem. Com isso, pode ser que haja mudanças nas laterais, onde o Sport foi bem com Rivaldo e Moacir.

Uma opção que Zé Teodoro tem é entrar logo de cara com três atacantes, colocando Branquinho, Geílson ou mesmo Carlinhos Bala para jogar aberto na ponta, juntamente com Flávio Caça-Rato. A outra é colocar um lateral-direito com características diferentes das de Diogo, ali ele poderia contar com Weslley, Memo ou mesmo com Carlinhos Bala, que tem experiência em decisões.Se Mazola confia na força de vontade do seu time, Zé Teodoro parece contar também com uma possibilidade de surpreender o adversário. O "xadrez" que os dois treinadores elaboraram só vai ser esclarecido minutos antes da partida, mas essas são as escalações mais prováveis:

Sport: Magrão; Edcarlos, Aílson (Naldinho), Bruno Aguiar; Moacir, Diogo Oliveira, Hamilton, Marcelinho Paraíba, Rivaldo; Jheimy e Jael.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Diogo (Bala, Weslley ou Memo), Leandro Cardoso, Vágner, Renatinho; Anderson Pedra, Memo (Geílson, Bala ou Branquinho), Natan, Luciano Henrique; Dênis Marques e Flávio Caça-Rato.

Técnico Mazola vai disputar sua primeira final como treinador e está sob pressão
Técnico Mazola vai disputar sua primeira final como treinador e está sob pressão
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte – Especial para o Terra
Fonte: Brisa Comunicação e Arte – Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade