PUBLICIDADE
Logo do Sport

Sport

Favoritar Time

Tudo pelo G4: veja quem tem chances de chegar à Libertadores

Santos, Internacional, São Paulo e Palmeiras brigam pelo quarto lugar, mas surpresas e outros campeonatos podem mudar classificação

27 out 2015 - 07h14
(atualizado às 12h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Faltam seis rodadas para o fim do Campeonato e a briga pela classificação para a Libertadores 2016 é tranquila para os três primeiros colocados, com Corinthians (já matematicamente classificado), Atlético-MG e Grêmio (ambos com mais de 90% de chances de irem para o torneio continental). Porém a situação não é tão confortável para os times que disputam a quarta colocação do Brasileiro, que garante vaga para a fase preliminar da Libertadores.

A diferença do Santos, atual quarto lugar, para a Ponte Preta, que ocupa a nona colocação, é de apenas três pontos, e a próxima rodada pode dar uma bagunçada no meio de tabela. São Paulo e Sport se enfrentam no Morumbi, e Santos e Palmeiras, que também brigam por vaga na final da Copa do Brasil, fazem o clássico na Vila Belmiro. A rodada também tem Atlético-MG e Corinthians em Belo Horizonte, que pode decretar um distanciamento de 11 pontos do líder para o vice.

Outros fatores também podem alterar a classificação para a Libertadores. Caso Santos, Palmeiras ou São Paulo vençam a Copa do Brasil, e terminem em 4º lugar, o G4 vira G5, e o quinto lugar se classifica. O quadro se inverte no caso da Chapecoense ou Atlético-PR vencer a Copa Sul-americana. A vitória de um brasileiro no torneio elimina a quarta vaga da Libertadores pelo campeonato nacional, transformando o G4 em G3.

Classificação do Brasileirão Série A

Times P J V SG
1 Corinthians Corinthians >>   70 32 21 33
2 Atlético Mineiro Atlético Mineiro >>   62 32 19 20
3 Grêmio Grêmio >>   56 32 16 16
4 Santos Santos >>   50 32 14 15
5 São Paulo São Paulo >> Subiu1 50 32 14 5
- Libertadores - Pré-Libertadores
P - Pontos / J - Jogos / V - Vitórias / SG - Saldo de Gols
veja a tabela completa >

Veja abaixo as chances de cada time pelo quarto lugar no Brasileiro:

Santos

50 Pontos - 33% de chance de Libertadores*

Próximos confrontos: Palmeiras (casa), Joinville (fora), Flamengo (casa), Coritiba (fora), Vasco (fora), Atlético-PR (fora)

O Santos, que chegou a aparecer na zona de rebaixamento nas primeiras rodadas, terá a missão de se manter em quarto lugar após uma ótima ascenção na tabela. A próxima partida será contra outro candidato à classificação, e possível adversário numa final de Copa do Brasil: o Palmeiras. Depois disso, o Santos terá que provar sua força dentro de casa contra o Flamengo e o Atlético-PR, e visitará times que lutam para sair da zona de rebaixamento: Joinville, Coritiba e Vasco.

Empate com Figueirense não tirou o quarto lugar do Santos
Empate com Figueirense não tirou o quarto lugar do Santos
Foto: Rodrigo Coca/Agência Eleven / Gazeta Press

Internacional 

50 Pontos - 24% de chances de Libertadores

Próximos confrontos:

Goiás (fora), Ponte Preta (casa), Chapecoense (fora), Grêmio (casa), Fluminense (fora), Cruzeiro (casa)

Figurando no meio da tabela por quase todo campeonato, o Inter alcançou sua melhor colocação nesta rodada, porém entra em desvantagem com Santos e São Paulo pelo saldo de gols. O time gaúcho terá pela frente dois concorrentes diretos pelo quarto lugar e o Grêmio, que, além de já estar estatisticamente classificado, goleou o rival no primeiro turno. Outra "pedra no sapato" pode ser a Chapecoense, que briga para não cair, mas que incomoda o torcedor colorado desde o ano passado, quando goleou os gaúchos, e pelo empate sem gols na 16ª rodada.

Inter venceu o Joinville em casa e empatou com Santos e São Paulo, todos com 50 pontos
Inter venceu o Joinville em casa e empatou com Santos e São Paulo, todos com 50 pontos
Foto: Ricardo Duarte/Internacional

São Paulo 

50 pontos - 22% de chances de Libertadores

Próximos confrontos:

Sport (casa), Cruzeiro (fora), Atlético-MG (casa), Corinthians (fora), Figueirense (casa), Goiás (fora)

Com Osorio deixando o time numa situação confortável na tabela, São Paulo tem como missão se manter na briga pela Libertadores no Brasileiro, já que uma classficação para a final da Copa do Brasil ganha ares de milagre após a derrota no primeiro jogo. Porém a tabela não é muito favorável ao clube paulista nos próximos jogos. O primeiro desafio é o Sport, que também briga por uma vaga no g4. Na sequência, encara os dois clubes mineiros: o Cruzeiro, que tenta salvar o ano após quase aparecer no Z4, e o Atlético-MG, que segue na briga pela liderança. O próprio líder vem em seguida, em jogo que pode bagunçar o topo da tabela, ou decretar o título ao Corinthians. Nas últimas rodadas terá que conter Figueirense e Goiás, que lutam para sair da zona da degola.

São Paulo também chegou aos 50 pontos, mas perde do Santos pelo saldo de gols
São Paulo também chegou aos 50 pontos, mas perde do Santos pelo saldo de gols
Foto: Alexandre Schneider / Getty Images

Palmeiras

48 pontos - 12% de chances de Libertadores

Próximos confrontos:

Santos (fora), Vasco (casa), Atlético-PR (fora), Cruzeiro (casa), Coritiba (casa), Flamengo (fora)

Com os dois últimos jogos com o time reserva em campo, Marcelo Oliveira deixou claro que apostará suas fichas no título da Copa do Brasil. O Palmeiras tem enfrentado dificuldades desde a vitória em cima do Grêmio, e alcançou apenas uma vitória nas últimas cinco partidas. O Palmeiras tem pela frente uma sequência equilibrada, pelo menos na teoria. A fama de dar pontos para times que estão na outra ponta da tabela desanima a torcida, e o alviverde enfrenta Vasco e Coritiba, ambos em casa. Além deles, três clubes que tentam se firmar neste final de campeonato enfrentam o Palmeiras: Atlético-PR, Cruzeiro e Flamengo. Porém, o jogo mais importante da sequência acontece já na próxima rodada. O clássico com o Santos pode ser responsável pela volta do Palmeiras pela briga ou por decretar a vantagem santista dentro do g4.

Derrota para o Sport custou caro ao Palmeiras, que caiu para oitavo lugar
Derrota para o Sport custou caro ao Palmeiras, que caiu para oitavo lugar
Foto: Pedro Martins/Agif / Gazeta Press

Sport

49 pontos - 10% de chances de Libertadores

Próximos confrontos:

São Paulo (fora), Grêmio (casa), Cruzeiro (fora), Atlético-PR (casa), Corinthians (casa), Ponte Preta (fora)

O Sport chegou a ser líder por algumas rodadas no começo do campeonato, mas acabou amargando algumas derrotas e chegou a aparecer em 11º. Surpreeender é a missão do clube pernambucano nestes últimos jogos. Além de reaparecer na briga pela Libertadores, o Sport enfrenta alguns times que também disputam a vaga, como São Paulo e Ponte Preta. O fator casa será posto a prova nestes próximos jogos. O Sport tem o quarto melhor aproveitamento em casa no Brasileiro, e receberá Grêmio, Atlético-PR e Corinthians na Ilha do Retiro.

Sport subiu duas colocações com a vitória em cima do Palmeiras
Sport subiu duas colocações com a vitória em cima do Palmeiras
Foto: Daniel Vorley/ Agif/Gazeta Press

Ponte Preta

47 pontos - 6% de chances de Libertadores

Próximos confrontos

: Ponte Preta (casa), Internacional (fora), Figueirense (casa), Flamengo (fora),

Avaí

(fora), Sport (casa)

Pleitando uma classificação inédita para a Libertadores, a Ponte Preta já esteve em situação mais confortável no campeonato. Com campanha semelhante ao sport, o clube campineiro teve um começo de campeonato chegou a ocupar a vice-liderança, mas caiu na tabela após resultados negativos. A pior posição da Ponte foi um 15º, mas desde então a situação melhorou, alcançando um oitavo lugar. As chances de chegar a um G4 existem e a missão ponte-pretana também é de surpreender seus adversários, sendo os três catarinenses que brigam para sair do Z4 (Joinville, Figueirense e Avaí) e outros dois confrontos diretos pelo quarto lugar: Internacional e Sport.

Ponte Preta sofreu sua primeira derrota após sete vitórias seguidas
Ponte Preta sofreu sua primeira derrota após sete vitórias seguidas
Foto: Marcello Zambrana/Agif / Gazeta Press

Flamengo e Cruzeiro

44 pontos - 2% e 1% de chances, respectivamente

Próximos confrontos do Flamengo:

Grêmio (fora), Goiás (casa), Santos (fora), Ponte Preta (casa), Atlético-PR (fora), Palmeiras (casa)

Próximos confrontos do Cruzeiro: Avaí (fora), São Paulo (casa), Sport (casa), Palmeiras (fora), Joinville (casa), Internacional (fora)

De um lado um time que conseguiu uma ótima arrancada em poucas rodadas, e outro que quase chegou a zona de rebaixamento e não conseguiu avançar muito no campeonato. Tanto Flamengo e Cruzeiro possuem chences matemáticas de chegar ao G4, mas ambos dependem da sorte e da combinação de resultados para alcançar tal feito. Outro fato em comum entre os dois times é tabela que terão até o fim do campeonato, repleta de confrontos diretos pela quarta vaga. Para o Cruzeiro, os méritos pelo meio de tabela são do trabalho de Mano Menezes, que encontrou equilíbrio no time. Para o Flamengo, que chegou a ficar em quarto lugar, fica um gosto amargo por não conseguir manter os resultados positivos.

*projeções feitas pelo site www.infobola.com.br

Flamengo vem de três derrotas e conta com "milagre" para voltar ao G4
Flamengo vem de três derrotas e conta com "milagre" para voltar ao G4
Foto: Pedro Martins/Agif / Gazeta Press
Veja o gol de Internacional 1 x 0 Joinville pelo Brasileiro:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade