PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Sueca vibra com ouro e "tremedeira" canadense no curling

27 fev 2010 - 12h14
Compartilhar

A sueca Cathrine Lindahl comemorou a dramática vitória de seu país na final do curling feminino contra o Canadá e agradeceu a "tremedeira" dos anfitriões dos Jogos de Vancouver na reta final da partida.

Os donos da casa começaram mal e viram o rival abrir 4 a 2, mas buscaram a virada e fizeram 6 a 4 quando faltava apenas o décimo end. A torcida só não esperava que Cheryl Bernard, ídolo do time, desperdiçasse duas chances de matar o jogo e permitisse que as escandinavas obtivessem uma histórica virada para 7 a 6.

"Nós ficamos nervosas depois do quinto end e trememos. E ela (Bernard) tremeu nos dois últimos ends. Já achávamos que tínhamos perdido. Estou muito feliz", disse Lindahl, eufórica, diante da tristeza dos torcedores no Vancouver Olympic Centre.

Anette Norberg, capitã da seleção sueca, falou do momento em que percebeu que seu time teve a chance de faturar o ouro sob os olhares do rei Carl Gustaf, um dos poucos torcedores do país na plateia do ginásio.

"Elas varreram sem parar e deu para perceber que o arremesso parou no local em que não desejavam. Com isso, percebi que Bernard não conseguiria definir a partida naquele momento", disse ela.

Entenda a prova de curling dos Jogos de Inverno

Espécie de "bocha no gelo", o curling foi modalidade olímpica em 1924 mas depois só voltou ao programa em 1998, com provas masculinas e femininas que são disputadas em uma pista regular de gelo por times formados por quatro jogadores.

O objetivo do esporte é deixar as bolas que pesam cerca de 19 kg o mais perto possível de um círculo localizado no centro da pista (quanto mais próximo, mais pontos). Cada partida tem 10 "finais". Durante elas, os jogadores fazem as pedras deslizarem pelo gelo esfregando a superfície para controlar suas direções.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Curling (F) - CAN 6 x 7 SWE - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade