PUBLICIDADE

Com quatro de Hernandez, Uruguai goleia Taiti e pega Brasil em semi

23 jun 2013 - 20h01
(atualizado às 23h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Contando com a pontaria aguçada de Abel Hernandez e o amadorismo taitiano, o Uruguai até fez lambança contra a pior equipe da Copa das Confederações: perdeu um pênalti e teve um jogador, Scotti, expulso. Mesmo assim, venceu com facilidade e se classificou às semifinais da competição. Na Arena Pernambuco, o time comandado por Oscar Tabárez bateu o Taiti por 8 a 0.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Com o resultado, aliado à vitória da Espanha contra a Nigéria, em partida disputada simultaneamente, o Uruguai chegou aos 6 pontos, terminando na segunda colocação do Grupo B – os espanhóis, com 9 pontos e 100% de aproveitamento, ficaram com a liderança. Com isso, o time pega o Brasil na semifinal: a partida está marcada para quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, às 16h (de Brasília).

Já o Taiti encerra a Copa das Confederações com a impressionante marca de três derrotas em três jogos, com um gol feito e 24 sofridos. Talvez por ser de um país sem qualquer tradição no esporte e composto de atletas amadores, os campeões asiáticos conquistaram o público brasileiro: mesmo com futebol sofrível, foram amplamente apoiados em todos os jogos.

Quando Meriel defendeu o pênalti do uruguaio Scotti na Arena Pernambuco, a comemoração foi semelhante à de um gol feito. O destaque foi para a goleada por 10 a 0 sofrida para a Espanha, no placar mais elástico da história das competições organizadas pela Fifa, na segunda rodada. Já os uruguaios foram muito elogiados previamente pelo técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, e podem complicar na briga pela vaga na final.

Em Pernabuco, o Uruguai precisou de apenas dois minutos de partida para marcar o primeiro gol contra o Taiti. Abel Hernandez aproveitou cobrança de escanteio para, dentro da pequena área, cabecear para o as redes. O mesmo jogador marcou o segundo, já aos 23min: recebeu na entrada da área, driblou Jonathan Tehau com um balão e completou de canhota, para aumentar o marcador.

Três minutos mais tarde, Diego Pérez foi lançado no ataque e, aproveitando a linha de impedimento dos taitianos, desviou de cabeça; a bola bateu na trave e, no rebote, com o gol aberto, o jogador empurrou para marcar o terceiro. O time ainda teve chance de fazer mais um gol aos 45min: Abel Hernández recebeu dentro da área e tocou na saída do goleiro Meriel.

O segundo tempo começou com uma das poucas emoções a favor da seleção asiática. Aos 3min, Aguirregaray foi derrubado por Vallar dentro da área e sofreu pênalti. Na cobrança, Meriel acertou o canto esquerdo e fez a defesa na batida de Scotti, levando o público na Arena Pernambuco à loucura. No lance seguinte, Scotti ainda parou Chong Hue com falta, recebeu o segundo amarelo e acabou expulso.

Nem mesmo a vantagem numérica o Taiti conseguiu manter no Recife. Aos 13min, Ludivion “furou” tentativa de corte e se agarrou a Aguirregaray para evitar jogada. Pelo lance, também recebeu cartão vermelho. O quinto gol uruguaio saiu aos 15min: Gargano cruzou e Lodeiro, na pequena área, empurrou para dentro. Aos 20min, mais um pênalti, desta vez cometido por Chong Hue. Abel Hernandez bateu com estilo para marcar seu quarto gol.

Luiz Suárez, que foi reserva e entrou na etapa final, marcou o sétimo gol: invadiu a área pela esquerda aos 36min, cortou a marcação e bateu rasteiro para vencer o goleiro. Ele mesmo fez o último, o oitavo, aos 44min: recebeu passe de Abel Hernandez na entrada da área e chutou rasteiro entre a zaga. O placar elástico é fruto da postura dos uruguaios, que jogaram sério durante toda a partida, buscando até os acréscimos ampliar o placar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade