PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Técnica põe brasileira entre favoritas por medalhas no taekwondo

29 set 2011 - 12h37
(atualizado às 12h44)
Compartilhar
Vagner Magalhães
Direto de San Luis Potosí (México)

A preparação da equipe brasileira de taekwondo incluiu três semanas na Coreia do Sul, uma passagem de uma semana no Brasil e novo embarque, desta vez para San Luis Potosí, no México. No local, a uma altitude de 1.860 m acima do nível do mar, a Seleção se prepara para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que começam no próximo dia 14 de outubro.

Das três atletas da equipe feminina, duas estão em Potosí: Kátia Arakaki e Rafaella Galacho. Natália Falavigna, campeã mundial em 2005, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim e prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, finaliza sua preparação nos EUA e se junta ao grupo às vésperas da competição, já na Vila Olímpica. Para a técnica Carmen Carolina, todas têm boas chances de pódio.

"A equipe vem treinando muito forte. Nós passamos uma temporada na Coreia. Ficamos uma semana em casa e já estamos aqui nos adaptando para os Jogos. Na altitude nestes primeiros dias, as meninas ainda estão sentindo um pouco de dificuldade para respirar, mas acredito que a partir de amanhã isso já estará resolvido", afirmou Carmen.

A treinadora inclui todas as lutadoras entre as favoritas à disputa por medalhas. "O taekwondo está muito nivelado. A Kátia é a atual campeã Pan-Americana (de taekwondo) e a Rafaella é uma atleta jovem e tem expectativas grandes para ela. Ela é uma menina guerreira e tem grandes chances de conseguir uma medalha nesses Jogos Pan-Americanas", disse.

Carmen diz que seria muito bom ter Natália Falavigna no grupo, mas aprova os treinamentos dela nos Estados Unidos. "Estaremos lá na Vila do Pan e ela vai estar ajudando as meninas e as meninas ajudando ela no que for preciso. Natália está se preparando já faz tempo. Tem agora os Jogos Pan-Americanos, mas o objetivo dela é a seletiva olímpica para ela estar participando da Olimpíada de 2012", afirma.

Sobre o futuro do Brasil em Londres, ela prevê um resultado bastante generoso. "Já temos um atleta classificado, o Diogo Silva. Pela primeira vez na história um atleta (brasileiro) conseguiu classificar na seletiva olímpica mundial e agora a gente tem mais o Márcio, a Kátia e a Natália para classificação em 2012. Eu acredito que pela primeira vez o Brasil vai estar representado com quatro atletas na Olimpíada. Com chance de medalhas. Eles estão trabalhando para isso", concluiu.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade