PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Técnico do Canadá critica federação de luge por morte de atleta

13 fev 2010 - 20h06
(atualizado às 20h33)
Compartilhar

O alemão Wolfgang Staudinger, treinador da equipe canadense de luge, criticou a Federação do esporte por permitir a participação de pilotos pouco experientes, como o georgiano Nodar Kumaritashvili, que perdeu a vida num treino para os Jogos de Inverno.

"Não é uma questão de como é a pista. O acidente de ontem foi totalmente causado por um erro de pilotagem. Tivemos problemas como este anteriormente, sempre com os chamados pilotos exóticos", disse Staudinger na pista de Whistler, palco das provas.

"Todos devem saber que isto é um assunto sério. Competir no luge não é uma piada", completou.

Staudinger acha que a Federação Internacional tem de estabelecer regras mais rígidas de classificação para evitar incidentes como este no futuro.

Kumaritashvili morreu na sexta-feira, dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, num treino prévio às disputas individuais masculinas. Ele saiu da pista e bateu contra um pilar de cimento a uma velocidade de aproximadamente 145 km/h.

Entenda o caso

O georgiano Nodar Kumaritashvili, 21 anos, morreu nesta sexta-feira após sofrer um grave acidente no treinamento do luge, no Whistler Sliding Center. O atleta estava em uma velocidade de 144 km/h quando perdeu o controle de seu trenó, bateu contra a parede de gelo e, depois, contra uma haste na pista.

A equipe médica dos Jogos de Vancouver tentou realizar procedimentos de reanimação, como massagem cardíaca e respiração boca a boca, antes de chamar um helicóptero para transferir Kumaritashvili ao hospital. O atleta, que havia iniciado a carreira profissional há dois anos, teve a morte anunciada horas depois pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Veja acidente que matou atleta do luge nos Jogos:
EFE   
Compartilhar
Publicidade