PUBLICIDADE

Tênis

Campeã, Teliana dispara e alcança melhor ranking da carreira

20 abr 2015 - 07h42
(atualizado às 09h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O ranking mundial feminino das tenistas profissionais foi atualizado nesta segunda-feira, e uma brasileira tem muitos motivos para sorrir. Após conquistar o título do WTA de Bogotá no último domingo, a pernambucana Teliana Pereira subiu nada menos que 49 posições e agora é a 81ª colocada, melhor posição da carreira da atleta.

A vitória sobre a cazaque Yaroslava Shvedova, por 2 sets a 0, também representou o primeiro título de nível WTA para Teliana, além de ter quebrado um tabu que perdurava por 27 anos - tempo em que o tênis feminino brasileiro ficou sem vencer um torneio desta importância.

Teliana Pereira (à esq.) foi campeã do WTA de Bogotá e saltou 49 posições no ranking
Teliana Pereira (à esq.) foi campeã do WTA de Bogotá e saltou 49 posições no ranking
Foto: Leonardo Muñoz / EFE

A última vez em que uma brasileira havia conquistado um título WTA foi em abril de 1988, na cidade de Barcelona, quando Neige Dias foi campeã apenas poucos meses antes do nascimento de Teliana, em 20 de julho.

"Esta foi a melhor semana da minha vida", disse a emocionada Teliana Pereira. "Quando eu estava treinado, sempre sonhava em vencer um campeonato WTA e agora eu consegui", comemorou a brasileira, ressaltando a importância de ter competido na Colômbia uma semana antes.

Na campanha do título em Bogotá, Teliana precisou vencer tenistas experientes, como a italiana Francesca Schiavone, cabeça de chave número 4, e a principal favorita ao título, a ucraniana Elina Svitolina, nas semifinais, antes de bater Shvedova na decisão.

Tenista número 1 do Brasil, Teliana ainda viu as compatriotas Beatriz Haddad Maia e Paula Gonçalves serem campeãs do torneio de duplas em Bogotá. Elas bateram as americanas Irina Falconi e Shelby Rogers na final, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 10/6 (super tiebreak). Este também foi o primeiro troféu de Bia e Paula em campeonatos da WTA.

O WTA de Bogotá foi o quarto da série de cinco torneios deste nível na América Latina. Antes, as cidades do Rio de Janeiro, Acapulco e Monterrey, no México, receberam os campeonatos. O quinto e último será disputado em Florianópolis, em julho.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade