PUBLICIDADE

ATP

Após polêmica, Fognini se cala e desiste do Brasil Open com distensão

15 fev 2013 - 21h35
(atualizado às 22h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fognini desistiu da competição após vitória nas duplas</p>
Fognini desistiu da competição após vitória nas duplas
Foto: Fernando Borges / Terra

Devido a uma distensão muscular, Fabio Fognini desistiu do Brasil Open. O anúncio foi comunicado pela assessoria de imprensa do evento na noite desta sexta-feira, pouco depois de o jogador, em dupla com o compatriota Simone Bolelli, eliminar os brasileiros Thomaz Bellucci e João Souza, o Feijão.

Mais cedo, também nesta sexta, Fognini e Bolelli haviam vencido Bellucci e Feijão por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-4), pelas quartas de final do torneio de duplas. Os italianos tinham a partida de semifinal, contra o checo Frantisek Cermac e o eslovaco Michal Mertinak, marcada para ocorrer às 19h (de Brasília) deste sábado, no Ginásio do Ibirapuera. Devido à distensão de Fognini, o jogo foi cancelado. 

Desse modo, Cermac e Mertinak avançam diretamente à final do Brasil Open. Cabeças de chave número 3 da competição, eles enfrentam os cabeças 2, o brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya, no próximo domingo, a partir das 11h. 

<p>Fognini vestiu máscara do mascote da competição em vídeo</p>
Fognini vestiu máscara do mascote da competição em vídeo
Foto: YouTube / Reprodução

Duante a semana, Fognini se envolveu em uma polêmica ao veicular em sua conta oficial no Twitter um vídeo em que, usando uma máscara gigante simbolizando um rosto feliz e indicado como o "mascote" da competição, fazia declarações irônicas quanto às condições do torneio, criticando as quadras e as bolas do evento. 

No vídeo, Fognini aparecia fantasiado concedendo uma "entrevista" a outro jogador, o alemão Christopher Kas. Nas imagens, Kas cita o episódio ocorrido na Quadra 2 do Ginásio Mauro Pinheiro, uma das sedes do torneio. Na última quarta-feira, ele foi punido na partida de duplas contra Fognini e Bolelli com a penalização automática de um ponto após dizer as palavras "quadra de m...", conforme contou em entrevista exclusiva ao Terra.

O vídeo não está mais disponível ao público no YouTube nesta sexta-feira, aparecendo a mensagem "este vídeo é privado". A gravação também havia sido publicada no blog que Kas mantém no site alemão Tennis.net.com, porém o post do jogador em que o tema era abordado foi apagado.

Nesta sexta-feira, a reportagem enviou uma requisição formal para entrevistar Fognini sobre o assunto, mas a assessoria da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) informou que o jogador não se manifestaria. A entidade ainda apontou que não realizaria nenhum comentário sobre o vídeo.

Por e-mail, a reportagem também tentou entrar em contato com o alemão Christopher Kas, que não havia respondido até o momento da publicação.

Segundo apurou a reportagem, para fazer o vídeo Fognini usou a máscara do mascote oficial do Brasil Open, que entra em quadra durante a primeira troca de bolas de cada jogo disputado no Ibirapuera pela competição. O italiano teve acesso à máscara sem permissão: abriu a caixa em que a fantasia do mascote estava guardada.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/historia-tenis-brasil/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/historia-tenis-brasil/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade