PUBLICIDADE

ATP

Bellucci salva set point e vence na primeira partida do ano

7 jan 2013 - 07h33
(atualizado às 08h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O brasileiro Thomaz Bellucci abriu a temporada 2013 com vitória. Na madrugada desta segunda-feira, o tenista, número 32 do mundo, superou o belga David Goffin, o 50, pela abertura do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia. O paulista superou uma desvantagem de 2/5 na primeira parcial antes de reagir e conseguir o triunfo em sets diretos de 7/6 (7-5) e 6/2. O duelo durou uma hora e 14 minutos.

Bellucci perdia o primeiro set por 5/2 para Goffin antes de conseguir a virada no ATP 250 de Auckland
Bellucci perdia o primeiro set por 5/2 para Goffin antes de conseguir a virada no ATP 250 de Auckland
Foto: Getty Images

» Confira 31 recordes da carreira de Federer

Bellucci começou o jogo com dificuldades em meio às rajadas de vento que interferiam na trajetória da bola na quadra central do torneio. Com duas quebras de serviço de vantagem, Goffin chegou a abrir 5/2 e 30-0 e teve um set point, mas permitiu a reação do rival. Depois de uma vitória apertada no tie-break por 7-5, o brasileiro ganhou confiança e rapidamente fez 2/0 na segunda parcial, confirmando o resultado positivo em sua primeira partida na nova temporada.

"Estava muito difícil de jogar por causa do vento. No começo do primeiro set, eu quis buscar o jogo e vi que não dava para arriscar demais. Depois, deixei a bola mais dentro da quadra e consegui reverter o cenário do jogo", avaliou Bellucci.

Os números do jogo mostram que ambos os tenistas tiveram problemas no serviço. Bellucci, de 1,88 m, teve 53% de aproveitamento de primeiro saque e cedeu quatro break points, dos quais salvou um. Goffin, de 1,80 m, só ganhou 35% dos pontos quando foi obrigado a utilizar o segundo serviço e levou cinco quebras durante o confronto.

Cabeça de chave número 8 em Auckland, o brasileiro enfrenta na segunda rodada o vencedor do jogo entre o eslovaco Lukas Lacko, 48º colocado do ranking mundial, e o italiano Paolo Lorenzi, o 57º, que duelam nesta terça-feira. Caso avance, Bellucci pode enfrentar nas quartas de final o espanhol David Ferrer, número 5 do planeta. O principal favorito ao título da competição neozelandesa estreia diretamente na segunda rodada, diante do francês Benoit Paire, o 43 do mundo, ou do taiwanês Yen-Hsun Lu, o 60.

Desde 2009, o paulista sempre atuou em Auckland como preparação para o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano, que nesta temporada começa em 14 de janeiro. Na Nova Zelândia, ele soma sete vitórias e quatro derrotas - seu melhor resultado no evento ocorreu em 2011, quando foi eliminado nas quartas de final pelo colombiano Santiago Giraldo. 

Superado por Bellucci, 25 anos, o jovem Goffin tem 22 e ganhou notoriedade no circuito profissional na última edição de Roland Garros. Ele se tornou o primeiro lucky loser a chegar às oitavas de final de um Grand Slam desde o compatriota Dick Norman em Wimbledon, em 1995.

A expressão "perdedor sortudo" é utilizada para definir o atleta derrotado na última rodada do torneio qualificatório que herda uma vaga na chave principal devido à desistência de algum colega. Na França, Goffin foi eliminado pelo suíço Roger Federer por 3 sets a 1, com parciais de 5/7, 7/5, 6/2 e 6/4. O belga entrou no top 100 pela primeira vez na carreira justamente após a campanha em Paris. 

Bellucci se prepara para estreia na chave de duplas

Após estrear com vitória na chave de simples do ATP 250 de Auckland, Bellucci se prepara para iniciar a disputa nas duplas ao lado do argentino Carlos Berlocq. Eles atuam na madrugada desta terça-feira diante da parceria formada pelo austríaco Julian Knowle e o australiano Paul Hanley, dupla cabeça de chave 3 da competição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade