PUBLICIDADE

ATP

Bellucci supera erro bizarro, vence sérvio e é bicampeão em Gstaad

22 jul 2012 - 08h36
(atualizado às 12h13)
Compartilhar

De volta a uma final de um torneio da ATP após dois anos e cinco meses, Thomaz Bellucci, número 60 do mundo, venceu o sérvio Janko Tipsarevic, número oito do ranking da ATP, de virada, por parciais de 6/7 (6-8), 6/4 e 6/2, na manhã deste domingo, em Gstaad, na Suíça. De quebra, o brasileiro levou o bicampeonato do torneio. A vitória do tenista paulista veio mesmo após um apagão no tie-break do primeiro set, com direito a um erro de saque infantil no último ponto da primeira parcial.

O título de Thomaz consolida a relação especial do tenista com a cidade de Gstaad, onde venceu seu primeiro ATP, no ano de 2009. A final deste domingo foi a terceira partida disputada entre Bellucci e Tipsarevic na história do confronto, a segunda no espaço de quase uma semana. Antes empatada com uma vitória para cada lado, agora quem leva a melhor é o brasileiro, que havia perdido na última semana, na semi de Stuttgart.

O brasileiro Thomaz Bellucci continua em recuperação no ranking da ATP. Após a acentuada queda no fim do primeiro semestre, o paulista já deve pintar no top 40 na próxima atualização do ranking. Convidado para disputar os Jogos Olímpicos de Londres, o brasileiro tirou as últimas semanas para disputar torneios menores e se preparar para a Olimpíada em Wimbledon.

O jogo

A partida deste domingo não começou nada bem para o brasileiro. Após ver Tipsarevic confirmar seu serviço no primeiro game, Bellucci, errando muito, não conseguiu fazer o mesmo e acabou quebrado já no segundo game do confronto. A desvantagem não tirou a motivação do brasileiro, que conseguiu devolver a quebra no game seguinte.

Inconstantes, os tenistas não conseguiam levar seus serviços tranquilamente e cederam novas quebras. Com a partida equilibrada, o set foi ao tie-break. Bellucci chegou a abrir 6-1 na decisão da parcial, mas perdeu uma sequência de sete pontos para o adversário, que aproveitou o "apagão" do brasileiro para levar o set. O ponto final da parcial foi definido em uma dupla falta bizarra de Bellucci: no segundo serviço, o saque do brasileiro foi para o lado totalmente contrário ao que deveria.

Na volta do confronto, o tenista paulista resolveu tentar recuperar a má impressão deixada no último ponto da parcial anterior e começou confirmando seu serviço. Ambos seguiram mantendo seus saques sem grandes problemas até o décimo game, quando o brasileiro quebrou na hora certa para fechar o set em 6/4.

Embalado, Bellucci começou a parcial decisiva confirmando seus serviços e quebrando Tipsarevic logo na primeira chance que teve. Consistente, o tenista brasileiro continuou dando trabalho para o adversário quando não tinha o saque e sobrava na quadra em seus serviços. Uma quebra no último game foi o bastante para fechar a parcial em 6/2, o jogo em 2 sets a 1 e coroar uma preparação brilhante para Londres - que já contava um título de Challenger e semi em Stuttgatt - com o sonhado terceiro título da carreira, o primeiro desde o ATP de Santiago, em fevereiro de 2010.

Brasileiro conquistou o terceiro título de ATP e chegará confiante para os Jogos Olímpicos de Londres
Brasileiro conquistou o terceiro título de ATP e chegará confiante para os Jogos Olímpicos de Londres
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade