PUBLICIDADE

ATP

Bellucci vence e volta a uma final de ATP depois de 2 anos e 5 meses

21 jul 2012 - 09h59
(atualizado às 12h28)
Compartilhar

O brasileiro Thomaz Bellucci venceu o búlgaro Grigor Dimitrov na manhã deste sábado por 2 sets a 0 (parciais de 7/6 e 7/6) e chegou a decisão do ATP 250 de Gstaad, na Suíça. Essa será a primeira final de Bellucci em um campeonato de ATP desde fevereiro de 2010, quando foi campeão em Santiago, no Chile.

»Sexo, racismo e tabus; veja mudanças inesquecíveis do tênis

»Veja 30 momentos inesquecíveis da história de Wimbledon

Bellucci, número 60 do mundo, segue com 100% de aproveitamento sobre Dimitrov, que está uma posição acima no ranking. Em três jogos, foram três vitórias do brasileiro, que vive grande fase nos últimos meses. Desde julho, foram 12 vitórias e uma derrota em 13 jogos, além de ter alcançado as semifinais do ATP 250 de Stuttgart e o título do Challenger de Braunschweig.

Após se lesionar e ser eliminado precocemente nos principais torneios do ano - ele caiu na primeira rodada em Roland Garros e Wimbledon - o brasileiro decidiu jogar o Challenger de Braunschweig para ganhar confiança. E a estratégia deu certo. Bellucci voltou a jogar bem às vésperas dos Jogos Olímpicos e, com a semifinal em Stuttgart, conseguiu subir 20 posições no ranking da ATP.

O tenista agora luta pelo bicampeonato do ATP de Gstaad, competição que ele conquistou seu primeiro título da ATP, em 2009. Na decisão, ele enfrentará o sérvio Janko Tipsarević, tenista que o eliminou do ATP 250 de Stuttgart.

O jogo

O confronto entre Bellucci e Dimitrov teve o início prejudicado pela forte chuva, que interrompeu a partida por algumas vezes. Dentro da quadra, o primeiro set foi muito equilibrado e chegou ao tie-break. O brasileiro abriu uma boa vantagem e não foi mais alcançado pelo adversário, fechando o tie-break em 7-3 e o set em 7/6.

Depois de ficar paralisada por um bom tempo, a partida recomeçou e o búlgaro pareceu ter sido favorecido pela interrupção, já que quebrou o saque de Bellucci e abriu 2 a 0. Porém, o brasileiro se recuperou, devolveu a quebra e empatou em 2 a 2. Depois disso, os tenistas cumpriram os respectivos serviços e, mais uma vez, o set foi para o tie-break.

Com um jogo mais rápido e consistente, Thomaz Bellucci novamente abriu uma diferença grande e fez 6 a 2. Entretanto, Dimitrov se recuperou e chegou a fazer 6 a 5. Com o saque em suas mãos, Bellucci sacou forte, foi à rede e, na tentativa do búlgaro de encobri-lo, a bola foi para fora e o brasileiro comemorou a chegada a decisão em Gstaad.

Bellucci volta a um final no palco onde conquistou seu primeiro título de ATP, em 2009
Bellucci volta a um final no palco onde conquistou seu primeiro título de ATP, em 2009
Foto: EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade